Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1010
Título: Processo de comercialização de banana: uma pesquisa de campo com os pequenos produtores no município de Cacoal
Autor(es): Santos, Jairo Rodrigo dos
Palavras-chave: Bananicultura
Agronegócio
Pequeno produtor
Data do documento: 1-Dez-2014
Citação: SANTOS, Jairo Rodrigo dos. Processo de comercialização de banana: uma pesquisa de campo com os pequenos produtores no município de Cacoal. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: A presente pesquisa investigou os principais fatores que interferem na comercialização de banana no município de Cacoal-RO (Brasil) de acordo com a visão dos pequenos produtores.Oficialmente, segundo dados da EMATER, a cultura da banana é o primeiro produto mais produzido na ordem de fruticultura e o segundo na ordem da agricultura, ficando atrás apenas do café. A pesquisa objetivou encontrar os principais fatores que aumentam o custo e o desestímulo de produção no município de Cacoal – RO. A metodologia utilizada foi a do tipo exploratória, descritiva e bibliográfica seguida das análises qualitativa e quantitativa, o método utilizado foi o indutivo fenomenológico. Os resultados obtidos foram que o atravessador (intermediário), conhecido popularmente como bananeiro é o maior monopolizadordo poder de compra e do escoamento e o que mais “ajuda” o pequeno produtor, pois o produtor necessita escoar a produção é não temos meiospara isso, contando com o atravessador. O lucro obtido segundo 40% dos produtores entrevistados é em média de 01 (um) salário mínimo, ou seja, apesar da banana ser bastante produzida, não é uma cultura rentável, sendo necessária uma produção do tipo policultura combinada com a bananicultura para suprir as necessidades por parte do pequeno produtor.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Diogo Gonzaga Torres Neto.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1010
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Final formatado.pdf759,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador