Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1014
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCardoso, Adriana Gustavo-
dc.date.accessioned2016-07-11T21:31:42Z-
dc.date.available2016-07-11T21:31:42Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCARDOSO, Adriana Gustavo. Educação Ambiental no Ensino Superior: Uma reflexão metodológica para o Curso de Pedagogia da UNIR - Campus de Vilhena. 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1014-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador: Prof.Dr. Clarides Henrich de Barba.pt_BR
dc.description.abstractA questão socioambiental apresenta-se como um grande desafio para a sociedade. Ao mesmo tempo em que se fala em desenvolvimento acelerado, expansão agrícola e utilização dos recursos naturais, em sua plenitude, esse movimento está relacionado diretamente a problemas ambientais severos que têm se apresentado cotidianamente. Assim, a Universidade, imbuída de sentimento de criação, reflexão e ação dos sujeitos envolvidos na sociedade, na perspectiva de construção do conhecimento, permanece, enquanto instituição científica, com a função social de promover o entrelaçamento desse saber com o cotidiano vivenciado. Esta pesquisa identificou as percepções que os acadêmicos de Pedagogia do 6.º período da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Câmpus de Vilhena, têm em relação à Educação Ambiental (EA), aos Recursos Naturais, à Sustentabilidade e à Responsabilidade Socioambiental. A partir dessa realidade, o objetivo principal foi identificar como é concebida a educação ambiental no ensino superior e como ela pode ser significativa para o entendimento da interdependência entre os seres vivos e o seu ambiente, podendo colaborar na construção de intervenções e ações mais conscientes e coletivas na questão ambiental. O caminho metodológico escolhido foi da pesquisa-ação e, tratando-se de uma pesquisa qualitativa, foi aplicado um questionário de perguntas abertas e fechadas para identificar as concepções iniciais de EA dos acadêmicos para depois ser realizada uma oficina temática. Os dados levantados nesta pesquisa demonstraram que os sujeitos ainda percebem a natureza com o enfoque racionalista pois sugeriram que o ser humano é apenas utilizador do ambiente. Constatamos, contudo, que a inserção da disciplina de EA no currículo do curso de Pedagogia da UNIR Câmpus de Vilhena é questão fundamental no mesmo para que os acadêmicos possam estar percebendo o ambiente natural de forma holística.pt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectPercepção Ambientalpt_BR
dc.subjectCurso de Pedagogia do Campus de Vilhena-UNIRpt_BR
dc.titleEducação Ambiental no Ensino Superior: Uma reflexão metodológica para o Curso de Pedagogia da UNIR - Campus de Vilhenapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:PPGEE/MEPE - Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriana G. Cardoso_Educação Ambiental no Ensino Superior.pdf2,72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.