Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1015
Título: Desenvolvimento de Kit Didático de baixo custo para auxiliar no processo de Ensino e Aprendizagem da Disciplina de Física do Ensino Médio em uma Escola Pública Estadual do Município de Porto Vellho-RO
Autor(es): Silva, Franks Martins da
Palavras-chave: Kit Didático de Física
Práticas Pedagógicas
Ensino Médio
Data do documento: 2016
Citação: SILVA, Franks Martins da. Desenvolvimento de Kit Didático de baixo custo para auxiliar no processo de Ensino e Aprendizagem da Disciplina de Física do Ensino Médio em uma Escola Pública Estadual do Município de Porto Velho-RO. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016.
Resumo: A pesquisa desenvolvida teve como objetivo principal o desenvolvimento de um kit didático para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de eletricidade da disciplina de Física, levando em consideração a utilização de materiais de baixo custo, de fácil construção e com grande potencial motivador. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa caracterizada como pesquisa-ação, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados, questionários abertos, observações diretas registradas em diários de campo e encontros com os professores. Autores como Pozo e Crespo (2009), Carvalho (2013), Luckesi (2011), Libâneo (1994), Moreira (2014), Videira (2010), Gaspar (2014), entre outros, foram importantes para entender o processo de ensino e aprendizagem num contexto mais amplo, aspectos relacionados à crise na Educação Científica. Foi desenvolvido um produto educacional, que consistiu no desenvolvimento de um kit didático de Física para explorar através de atividades práticas experimentais alguns conteúdos de eletricidade. Um modelo físico de referência inicial foi construído pelo pesquisador com base em sua experiência pessoal, nas observações feita em sala de aula e conversas com os docentes, sempre levando em consideração a utilização de materiais de baixo custo ou reciclados do cotidiano do aluno. A pesquisa promoveu nos docentes um estímulo para desenvolver atividades práticas experimentais que os próprios alunos possam construir com materiais que encontram-se acessíveis em seu cotidiano, possibilitando que o aluno seja autor e não somente observador dos conhecimentos construídos por outros.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientadora: Profa. Dra. Jussara Santos Pimenta.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Franks M. da Silva_Desenvolvimento de Kit didático de baixo custo.pdf3,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.