Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1020
Título: Aplicação da metodologia Box & Jenkins para previsão do leite cru do estado de Rondônia
Autor(es): Barbosa, Karla Sales
Palavras-chave: Produção de leite
Pecuária Leiteira
Método Estatístico
Data do documento: 13-Jul-2016
Citação: BARBOSA, Carla Sales. Aplicação da metodologia Box & Jenkins para previsão do leite cru do estado de Rondônia. 2016. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Estatística) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2016.
Resumo: Ao longo dos anos, a forma do produtor explorar a produção dos bovinos foi modificando-se. A ordenhadas nas vacas é um exemplo desse processo, com uma sucessão de equipamentos cada vez mais potentes. No Brasil o agronegócio do Leite e seus derivados exercem um papel de grande prestígio no fornecimento de alimentos e na criação de empregos e renda para a população. A utilização da estatística como forma de tomada de decisão é de grande importância, gerando resultados que possam auxiliar os governantes e produtores rurais nas tomadas de decisões e realizar planejamentos estratégicos futuros. Para tais estudos foi utilizada análise de séries temporais para obter um modelo estatístico que estime a produção de leite cru no estado de Rondônia. O modelo SARIMA (1,0,0) x (1,1,0)12 obteve os melhores resultados, apresentado o menor erro de acordo com os indicadores selecionados, além de resíduos com características de ruído branco, o que corrobora a qualidade do ajuste.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso submetido ao Departamento de Matemática e Estatística, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Estatística. Orientadora: Prof.ª Roziane Sobreira dos Santos
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1020
Aparece nas coleções:Estatística (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KARLA SALES BARBOSA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso de Karla Sales Barbosa893,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.