Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1021
Título: Ajustamento de modelos de probabilidade para variaveis de precipitação na cidade de Cacoal / RO
Autores: Paula Júnior, Gilberto Francisco de
Palavras-chave: Probabilidade e Estatística
Estatística Matemática
Data de publicação: 2-Jul-2016
Editora: Fundação Universidade Federal de Rondônia
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo, realizar ajustamento das distribuições de probabilidade em que, foram utilizados os dados de precipitação da cidade de Cacoal/RO fornecidos pelo INMET. Os dados estudados são referente aos meses de janeiro, fevereiro, março, outubro, novembro e dezembro entre 2010 a 2014. Foram analisadas cinco distribuições densidade de probabilidade (Exponencial, Log-normal, Gama, Weibull e Normal). Em cada distribuição foi testada a aderência usando os testes não paramétrico de Qui-Quadrado e Kolmogorov-Smirnov, a um nível de 5% de significância. O mês de fevereiro apresentou maior nível de precipitação com média superior de 12,94mm e desvio padrão de 16,40mm. Nos resultados obtidos do ajustamento as distribuições Weibull, Normal, Lognormal e Gama apresentaram resultados satisfatórios nos testes de aderência, os dados analisados só não se adequaram a distribuição exponencial nos dois testes realizados.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na Fundação Universidade Federal de Rondônia – Campus de Ji-Paraná, como parte das exigências do Curso de Graduação em Bacharelado em Estatística, para a obtenção do titulo de Bacharel em Estatística.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1021
Aparece nas coleções:DME/JP Trabalhos de Conclusão do Curso de Estatística

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Gilberto Junior.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.