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dc.contributor.authorSilva, Silvana Viana de Souza-
dc.date.accessioned2014-07-03T20:47:27Z-
dc.date.available2014-07-03T20:47:27Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSILVA, S. V. S. O processo da leitura na formação de crianças leitoras: mapeando o 4º ano do ensino fundamental de uma escola do município de Ariquemes/RO na pespectiva foucaultiana. 2013, 55 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2013.-
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/104-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientadorª: Prof. Ms. Maria Auxiliadora Máximo.-
dc.description.abstractEste estudo monográfico tem como objetivo principal discutir o processo da leitura na formação de crianças leitoras: mapeando o 4º ano do ensino fundamental de uma escola do município de Ariquemes/RO na perspectiva foucaultiana, tendo como foco alunos da Escola Pública do município de Ariquemes/RO, em que se detém ao levantamento bibliográfico e pesquisa de campo com aplicação de questionários junto a professores, equipe pedagógica, alunos e levantamento de dados das peculiaridades da escola pesquisada e da comunidade envolvente. Dentre as teorias pesquisadas destacam-se: Bomtempo (2002), Zilberman (2003) e, sobretudo Foucault, entre outros que forneceram o entendimento necessário ao estudo aqui proposto utilizando da arqueogenealogia como ferramenta investigativa. É inegável admitir que o contato do indivíduo com a leitura necessariamente inicia-se muito cedo, entretanto é da escola a função de oferecer condições favoráveis à formação de alunos leitores proporcionando a estes o acesso as mais variadas fontes de leitura. Nesse sentido, cabe ao professor a função de lapidar, bem como instigar o gosto dos alunos pelo ato de ler. Daí a transposição do ato de ensinar para o ato de aprender por meio da construção do conhecimento, que é realizado pelo educando, que passa a ser visto como agente do seu aprendizado e não como um ser passivo que recebe e absorve o que lhe é ensinado. Postula-se, portanto, que a escola e os professores sejam efetivamente comprometidos com a formação de alunos. Diante das teorias pesquisadas e a pesquisa empírica aplicadas aos agentes participantes que compuseram este estudo, ficou evidente que a escola e a família deixam a desejar, no tocante a incentivar de forma adequada as crianças para motivá-las na concepção da escrita, leitura, e, por conseguinte à produção de textos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2014-07-03T20:45:54Z No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA SILVANA FINAL OK (3).doc com ficha.pdf: 1095342 bytes, checksum: 18edf16d73e5da56ee3e61a8634a806b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2014-07-03T20:46:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA SILVANA FINAL OK (3).doc com ficha.pdf: 1095342 bytes, checksum: 18edf16d73e5da56ee3e61a8634a806b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-07-03T20:47:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA SILVANA FINAL OK (3).doc com ficha.pdf: 1095342 bytes, checksum: 18edf16d73e5da56ee3e61a8634a806b (MD5) Previous issue date: 2013-11-04en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectArqueogenealogia-
dc.titleO processo da leitura na formação de crianças leitoras: mapeando o 4º ano do ensino fundamental de uma escola do município de Ariquemes/RO na pespectiva foucaultianapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

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