Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1061
Título: Caracterização e análise do uso e cobertura da terra na Bacia Hidrográfica do Igarapé do Contra, Porto Velho-RO: Implicações a partir da vulnerabilidade à erosão.
Autor(es): Rodrigues, Thiago Bortoleto
Palavras-chave: Rondônia
Cobertura e uso da terra
Vulnerabilidade natural a erosão
Bacia Hidrográfica
Data do documento: 2015
Citação: RODRIGUES, Thiago Bortoleto. Caracterização e análise do uso e cobertura da terra na Bacia Hidrográfica do Igarapé do Contra, Porto Velho-RO: Implicações a partir da vulnerabilidade à erosão. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós- Graduação- Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 111p. Porto Velho, 2015.
Resumo: Com o advento da Política Nacional dos Recursos Hídricos (PNRH) tornaram-se cada vez mais importantes estudos que levem em consideração a bacia hidrográfica como recorte geográfico de análise, onde se integre todos os tipos e fontes de dados, gerando informações de qualidade o suficiente para uma gestão adequada deste espaço. Desta forma o presente estudo tem o objetivo de analisar a bacia hidrográfica do Igarapé do Contra − BHIC enquanto recorte geográfico, de modo a entender a sinergia entre os processos de ação antrópica na busca do desenvolvimento e a necessidade de conservação e proteção ambiental, de forma integrada e/ou sistêmica, caracterizando os impactos da Cobertura e Uso da Terra e sua influência na vulnerabilidade a erosão da Bacia, através da elaboração de dois cenários, (1) natural e (2) antrópico, utilizando do conceito de Ecodinâmica, das geotecnologias e Análise Hierárquica Multicriterial. A Bacia está inserida no domínio Morfoclimático Amazônico, localizando-se na porção Noroeste do estado de Rondônia, entre os paralelos (Latitude) 9°55’30’’S e 9°30'30’’S e os meridianos (Longitude) 64°29'W e 64°52’30’’W, Datum WGS 1984. Possui uma área 94.489,1 ha que, originalmente, eram cobertos por Floreta Ombrófila Aberta e suas faciações (99% da área) sobre a Unidade Geomorfológica Depressão do Madeira – Jaci-Paraná e seus modelados. Seu perímetro é de aproximadamente 176,55 km. Em linha reta, possui 45 km na direção Norte-Sul e 38 km na direção Leste-Oeste. A metodologia adotada neste trabalho foi a de Crepani (2001) conjugada com método Multicriterial AHP – Analystic Hierarchy Process, proposto por Saaty (1977). Foram utilizadas imagens aerotransportadas e de satélites, de diversas plataformas e sensores, principalmente: satélite Landsat-5, sensor Thematic Mapper (TM) e satélite Landsat-8, sensor Operational Land Imager (OLI). Os resultados possibilitaram concluir que a aplicação da metodologia da vulnerabilidade natural à erosão associada ao método de análise multicriterial AHP é uma importante ferramenta para a análise dos impactos ambientais e dos desmatamentos, a partir da abordagem sistêmica na BHIC, permitindo uma melhor integração dos dados qualitativos e quantitativos da área. No cenário um (01), mais de 97% da bacia foi classificada como estável, para os processos morfodinâmicos. Para o cenário dois (02), os dados indicaram que no momento as atividades produtivas da bacia, em especial a pecuária, se manejadas de forma adequada não representam problemas quanto ao desencadeamento de processos erosivos, uma vez que mais de 80% da área se mantém estável aos processos morfodinâmicos, com predomínio dos processos pedogenéticos. Contudo, o cenário não é animador considerando a tendência crescente das taxas de desmatamento e práticas agrícolas convencionais, com manejo inadequado do solo na BHIC, o que exige intervenção imediata dos órgãos para o melhor equacionamento da problemática aqui observada.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Geografia. Orientador: Prof. Dr. Dorisvalder Dias Nunes.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1061
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thiago B. Rodrigues_Caracterização e análise do uso e cobertura da terra.pdf6,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.