Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1064
Título: Territórios em trânsito: estratégias de sobrevivência das mulheres do acampamento Arraial da Vitória, Ariquemes – Rondônia e a Instituição de seus territórios
Autor(es): Coimbra, Claudia Conceição
Palavras-chave: Acampamento
Gênero
Mulher
Território
Data do documento: 2015
Citação: COIMBRA, Claudia Conceição. Territórios em trânsito: estratégias de sobrevivência das mulheres do acampamento Arraial da Vitória, Ariquemes – Rondônia e a Instituição de seus territórios. 2015. 172 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2015.
Resumo: A presente dissertação analisa as estratégias de sobrevivência das mulheres do Acampamento Arraial da Vitória, Ariquemes-Rondônia, e a instituição de seus territórios considerando que, mesmo participando dos movimentos de luta pela terra, suas ações são (in)visibilizadas em favorecimento dos homens, articulando, desta maneira, não somente elementos objetivos, mas também os subjetivos de sua identidade camponesa que produz e transforma o meio rural. A operacionalização desta pesquisa ocorreu a partir da abordagem qualitativa com: a) aplicação de questionários fechados; b) roteiro de entrevistas para 30 mulheres que representam suas famílias no acampamento; c) análise documental do INCRA e das acampadas, bem como entrevistas com funcionários do referido órgão; e, d) diários de campo que auxiliaram na análise do fenômeno indagado e na validação metodológica. Constatou-se que as estratégias trazem abertura para a mulher ocupar, além dos espaços privados, também os espaços públicos, ocasionando mudanças nas relações de gênero instituídas culturalmente. Ainda, ocupam os papéis assumidos na divisão do trabalho, mesmo que, na maioria das vezes, ainda ocupem aqueles ligados aos afazeres domésticos, oferecendo às mulheres a criação de seus territórios transitórios rurais e urbanos.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Geografia. Orientadora: Profa. Dra. Maria das Graças Silva Nascimento Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1064
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Claudia C. Coimbra_Territórios em Trânsito.pdf2,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.