Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1065
Título: Custeio Sequência na fabricação de bolos caseiros: vantagens e limitações no que tange a qualidade da informação em comparação com o custeio por absorção
Autor(es): Caldas, Maria de Fátima Henriques de
Palavras-chave: Contabilidade de custos
Bolos caseiros
Indústria alimentar
Plano Sequência
Data do documento: 2016
Citação: CALDAS, Maria de Fátima Henriques de. Custeio Sequência na fabricação de bolos caseiros: vantagens e limitações no que tange a qualidade da informação em comparação com o custeio por absorção. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: Com a importância da indústria alimentar caseira, esta pesquisa teve como objetivo principal mensurar os custos da produção de bolos caseiros, evidenciando o mapeamento do processo produtivo por meio do Plano Sequência e em seguida apurando os custos com o método do Custeio Sequência, em uma micro empresa localizada no município de Presidente Médici – RO. Nesta pesquisa, os dados foram coletados com base na produção de bolos caseiros, observando o processo produtivo, por meio de entrevista com a proprietária da micro empresa, com vistas a alcançar informações para obter os valores relativos aos gastos durante o processo de fabricação, com finalidade de calcular o consumo e seus referentes custos. Em relação ao mapeamento do processo e construção do Plano Sequencia, o mesmo foi representado por três unidades de ação seguintes: Unidade de Ação 1, referente a pré-produção ou preparação; Unidade de Ação 2, referente a etapa da produção e a Unidade de Ação 3, referente a embalagem do produto. Após a realização do Plano Sequência, foram calculados os custos através do Custeio Sequencia, afim de se obter o custo total de cada sabor unitário de bolo produzido, verificando-se a importância do método, no que tange a qualidade informacional assim como sua eficiência em evidenciar os custos em todas as fases do processo. Em seguida para fins de ressaltar as vantagens e limitações do referido método, posteriormente foi aplicado, no mesmo processo e com os mesmos dados, o Custeio por Absorção utilizando-se duas bases de rateio distintas. Os resultados revelaram que o Custeio Sequência oferece maior qualidade informacional, pois além de revelar os custos em todas as fases do processo, apontou a ociosidade da mão-de-obra pela aplicação natural do método.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª M.ª Liliane Maria Nery Andrade
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1065
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VesaoFinal Artigo Custeio sequencia.pdf618 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador