Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1067
Título: Planejamento estratégico alinhado ao Balanced Scorecard: um estudo no Tribunal de Contas do Estado de Rondônia
Autor(es): Cassimiro, Aline
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Balanced Scorecard
Tribunal de Contas - Rondônia
Data do documento: 2016
Citação: CASSIMIRO, Aline. Planejamento estratégico alinhado ao Balanced Scorecard: um estudo no Tribunal de Contas do Estado de Rondônia. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: O Planejamento Estratégico (PE) é uma fermenta de gestão que vem sendo adaptada ao setor público na formulação de estratégias a longo prazo permitindo o direcionamento da organização partir de uma missão institucional, assim como o Balanced Scorecard (BSC) uma metodologia de avaliação de desempenho pautado em perspectivas estratégicas que compreendem o alinhamento do PE na obtenção da eficiência, eficácia e efetividade do serviço publico. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo verificar os procedimentos necessários à implementação do PE baseado no BSC no TCE-RO e em suas respectivas Secretarias Regionais. Foi realizada pesquisa exploratória a partir de uma abordagem qualitativa, realizando-se ainda entrevista indireta com o Secretario de Planejamento e com os Secretários das Secretarias Regionais de Controle Externo. A coleta de dados foi por meio de pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo, encaminhando questionário via e-mail. Acerca dos resultados obtidos, considera-se que dentre os procedimentos, são cruciais: o efetivo acompanhamento e a avaliação periódica dos objetivos e metas, em nível regional e institucional, observando-se a capacitação continuada dos servidores. Verificou-se que em algumas das Secretarias Regionais persiste parcial desconhecimento sobre o BSC, sendo esta constatação apontada como um ponto fraco, até mesmo como uma ameaça ao desempenho do Plano Estratégico. Com a implantação e manutenção do BSC, o TCE-RO obteve resultados positivos expressos na Corte de Contas, assim foi um fator impulsionador ao comprometimento das metas institucionais, driblando a escassez de servidores e recurso públicos, os quais são considerados fatores limitadores do processo de Planejamento Estratégico.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª M.ª Ellen Cristina de Matos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1067
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_VERSÃO FINAL-ALINE CASSIMIRO.pdf786,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador