Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1068
Título: Transparência das informações como forma de controle social na gestão pública do município de Pimenta Bueno - RO
Autor(es): Alves, Joyce Mendes Ferreira
Palavras-chave: Contabilidade pública
Transparência
Gestão
Controle social
Data do documento: 2016
Citação: ALVES, Joyce Mendes Ferreira. Transparência das informações como forma de controle social na gestão pública do município de Pimenta Bueno - RO. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: A Transparência surgiu como uma forma paliativa e tornou-se obrigatória por imposição da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), ganhou reforço por meio da Lei da Transparência e a Lei de Acesso à Informação (LAI). Apesar da existência de todo um aparato legal, o provimento dos controles internos e externos, os órgãos fiscalizadores, a accountability e a Educação Fiscal, não são suficientes por si só para garantir à população a segura fiscalização das ações de seus gestores em relação aos recursos. Nesse contexto, a presente pesquisa teve por objetivo verificar de que forma ocorre a transparência das informações e a participação social na gestão pública no município de Pimenta Bueno. A presente proposta é de caráter qualitativo-descritivo acerca do tema transparência pública, foi norteada pelo método dedutivo, sendo que os principais procedimentos metodológicos utilizados foram: levantamentos bibliográficos, documentos e de campo observação em sites, tais como: o Portal da Transparência, Observatório Social de Informações municipais, Controladoria Geral da União (CGU) e os próprios sites da Câmara Municipal e Prefeitura Municipal de Pimenta Bueno e junto aos Conselhos Municipais, Controle Interno e presidentes de bairros. A pesquisa foi realizada no período de março a abril de 2016 e os principais resultados indicam que não existem incentivos no município que promova o exercício da cidadania e que a transparência e a sua forma de disponibilização necessitam de melhoramentos, para servir como uma forma de controle social.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª Dra. Suzenir Aguiar da Silva Sato
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1068
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALTERAÇÕES TCC JOYCE versão CD pdf.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador