Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1076
Título: Aprendizagem organizacional para sustentabilidade: um estudo exploratório nas instituições financeiras do município de Cacoal/RO
Autor(es): Vieira, Kênia Luzia
Palavras-chave: Aprendizagem organizacional
Sustentabilidade
Responsabilidade social
Instituições financeiras
Data do documento: 2016
Citação: VIEIRA, Kênia Luzia. Aprendizagem organizacional para sustentabilidade: um estudo exploratório nas instituições financeiras do município de Cacoal/RO. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: A aprendizagem organizacional é uma ligação construtiva entre organizações e as pessoas, a qual contribui para o avanço do desempenho e da produtividade, bem como visando melhores resultados dentro das organizações. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo analisar as ações utilizadas no processo da aprendizagem organizacional que podem contribuir para a promoção da sustentabilidade nas instituições financeiras. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com abordagem qualitativa, tendo como método o dedutivo, e no tratamento dos dados a análise de conteúdo. Como técnica de pesquisa, foi adotada a entrevista com roteiro semiestruturado aplicada aos gestores e também aos funcionários com maior tempo de serviço das 11(onze) instituições financeiras pesquisadas. A coleta de dados ocorreu nos meses de abril a junho de 2016. Com base na pesquisa realizada junto às instituições financeiras no processo de aprendizagem organizacional, notou-se que elas, na condução do processo de aprendizagem, estão proporcionando um aprendizado constante aos seus funcionários e sempre evidenciando a importância da missão, visão e os objetivos das instituições. Contudo, os resultados indicaram que as ações relacionadas ao processo de aprendizagem organizacional atenderam aos objetivos propostos, pois ficou evidenciado que as instituições financeiras possuem uma preocupação com o processo de aprendizagem dos seus funcionários. Enquanto que as ações utilizadas no processo da aprendizagem organizacional que contribuem para a promoção da sustentabilidade, atenderam parcialmente os objetivos propostos nesta pesquisa, pois ainda é considerada um pouco incipiente no município de Cacoal/RO, porque a maioria das ações estão sendo desenvolvidas em nível regional e em todo o Brasil.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª M.ª Andréia Duarte Aleixo.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1076
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC VF KENIA - Versão REVISADA.pdf908,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador