Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1077
Título: Inovação social no cooperativismo de crédito: o caso SICOOB CREDIP
Autor(es): Conte, John Kennedy
Palavras-chave: Contabilidade social
Inovação social
Projetos sociais
Cooperativa de crédito
Data do documento: 2016
Citação: CONTE, John Kennedy. Inovação social no cooperativismo de crédito: o caso SICOOB CREDIP. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: O cooperativismo alicerçado em seus princípios e valores, em especial o sétimo princípio “interesse pela comunidade” tem como proposta cooperar com o desenvolvimento local, o qual estabelece a todos os ramos de atividades cooperativistas a missão de aplicá-lo. Assim, alguns projetos sociais de iniciativa do cooperativismo de crédito desenvolvem ações que vão além de responsabilidade social e filantropia, promovendo avanços sociais e econômicos significativos para seus beneficiários, que por estas características e amplitude podem ser consideradas como inovação social, tratada na literatura como um mecanismo de mudança social, com o intuito de proporcionar melhoria na qualidade de vida, face aos problemas sociais existentes. Desta forma este trabalho teve como objetivo geral analisar se as práticas sociais desenvolvidas pela Cooperativa de Crédito SICOOB CREDIP podem ser tratadas como inovação social. Para atingir os objetivos desse estudo foi realizada pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, os dados foram coletados por meio de entrevista com o uso de roteiro semiestruturado, em visitas in loco, no período de 13 de abril a 02 de maio de 2016. O público-alvo da pesquisa foram os beneficiários dos projetos sociais denominados: Mandionana, Leite Nutritivo, Mulheres de Lenço e Mais Esporte, todos custeado pela cooperativa em estudo, bem como os gestores das organizações vinculadas aos respectivos projetos sociais. Como resultado do estudo identificou-se que os projetos sociais: Mandionana, Leite Nutritivo, Mulheres de Lenço e Mais Esporte, são considerados como inovação social, uma vez que proporcionam ou contribuem com melhorias, tais como: aumento de renda com mais qualidade de vida, educação, superação, apoio econômico, social e psicológico aos seus beneficiários e familiares, vistos que os projetos estão em plena atividade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª Dra. Nilza Duarte Aleixo de Oliveira.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1077
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC INOVAÇÃO SOCIAL 18 06 16 Versão Final PDF.pdf516 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador