Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1084
Título: Formação continuada e transformação da prática pedagógica: Estudo com docentes de Ensino Médio em Rondônia
Autor(es): Freitas, Sirley Leite
Palavras-chave: Formação continuada
Professores
Prática Pedagógica
Pesquisa-ação
Data do documento: 2015
Citação: FREITAS, Sirley Leite. Formação continuada e transformação da prática pedagógica: Estudo com docentes de Ensino Médio em Rondônia. 2015. 156 f. Dissertação (Mestrado ) - Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.
Resumo: O estudo trata da formação continuada para professores que atuam no Ensino Médio e objetiva investigar os problemas que impedem a efetivação da formação continuada para intervir no processo buscando a reflexão, a transformação da prática pedagógica e a construção coletiva de um plano de formação continuada com/para os professores que atuam no Ensino Médio em uma escola da rede estadual de ensino no município de Ouro Preto do Oeste-RO que possa ser desenvolvido dentro do espaço escolar. Quanto ao objeto caracteriza-se como pesquisa qualitativa desenvolvida a partir da pesquisa-ação e utiliza como fonte de dados a pesquisa bibliográfica, o questionário, a entrevista e o diário de campo. Os sujeitos participantes da pesquisa foram professores que atuam no Ensino Médio e a equipe pedagógica da escola, campo de estudo. Como estratégia de intervenção na prática utiliza encontros coletivos para discussão com os sujeitos participantes. Em consonância com a legislação que dispõe sobre a formação continuada, a Lei nº 9.394/96 (LDB) e a Lei nº 680/2012 do Estado de Rondônia, considera a formação continuada instrumento indispensável para a melhoria da qualidade da educação e profissionalização docente. Os estudos apontam que a formação continuada ainda é um desafio para muitos professores e para o sistema educacional, pois são vários os fatores que contribuem para isso, dentre eles, a extensa carga de trabalho e falta de valorização profissional. Verifica que a formação não vem sendo oferecida nos moldes adequados para atender às necessidades reais e locais dos professores. O estudo possibilita melhor compreensão das concepções e das diferentes formas em que se pode oferecer a formação continuada dentro do espaço escolar. Conclui que apesar dos problemas que afetam o bom desenvolvimento da formação continuada é possível efetivá-la dentro do espaço escolar desde que todos os envolvidos participem de todo o processo e que a formação seja pensada e articulada visando suprir as necessidades, dificuldades e especificidades dos professores e da escola.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientadora: Profa. Dra. Juracy Machado Pacífico.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1084
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sirley L. Freitas_Formação continuada e transformação da prática pedagógica.pdf3,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.