Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1084
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreitas, Sirley Leite-
dc.date.accessioned2016-08-03T20:45:30Z-
dc.date.available2016-08-03T20:45:30Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationFREITAS, Sirley Leite. Formação continuada e transformação da prática pedagógica: Estudo com docentes de Ensino Médio em Rondônia. 2015. 156 f. Dissertação (Mestrado ) - Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1084-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientadora: Profa. Dra. Juracy Machado Pacífico.pt_BR
dc.description.abstractO estudo trata da formação continuada para professores que atuam no Ensino Médio e objetiva investigar os problemas que impedem a efetivação da formação continuada para intervir no processo buscando a reflexão, a transformação da prática pedagógica e a construção coletiva de um plano de formação continuada com/para os professores que atuam no Ensino Médio em uma escola da rede estadual de ensino no município de Ouro Preto do Oeste-RO que possa ser desenvolvido dentro do espaço escolar. Quanto ao objeto caracteriza-se como pesquisa qualitativa desenvolvida a partir da pesquisa-ação e utiliza como fonte de dados a pesquisa bibliográfica, o questionário, a entrevista e o diário de campo. Os sujeitos participantes da pesquisa foram professores que atuam no Ensino Médio e a equipe pedagógica da escola, campo de estudo. Como estratégia de intervenção na prática utiliza encontros coletivos para discussão com os sujeitos participantes. Em consonância com a legislação que dispõe sobre a formação continuada, a Lei nº 9.394/96 (LDB) e a Lei nº 680/2012 do Estado de Rondônia, considera a formação continuada instrumento indispensável para a melhoria da qualidade da educação e profissionalização docente. Os estudos apontam que a formação continuada ainda é um desafio para muitos professores e para o sistema educacional, pois são vários os fatores que contribuem para isso, dentre eles, a extensa carga de trabalho e falta de valorização profissional. Verifica que a formação não vem sendo oferecida nos moldes adequados para atender às necessidades reais e locais dos professores. O estudo possibilita melhor compreensão das concepções e das diferentes formas em que se pode oferecer a formação continuada dentro do espaço escolar. Conclui que apesar dos problemas que afetam o bom desenvolvimento da formação continuada é possível efetivá-la dentro do espaço escolar desde que todos os envolvidos participem de todo o processo e que a formação seja pensada e articulada visando suprir as necessidades, dificuldades e especificidades dos professores e da escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2016-07-29T21:04:42Z No. of bitstreams: 1 Sirley L. Freitas_Formação continuada e transformação da prática pedagógica.pdf: 3502079 bytes, checksum: c93ef01a834af316e8f752acaf374f98 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2016-08-03T20:11:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Sirley L. Freitas_Formação continuada e transformação da prática pedagógica.pdf: 3502079 bytes, checksum: c93ef01a834af316e8f752acaf374f98 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2016-08-03T20:12:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Sirley L. Freitas_Formação continuada e transformação da prática pedagógica.pdf: 3502079 bytes, checksum: c93ef01a834af316e8f752acaf374f98 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-03T20:45:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sirley L. Freitas_Formação continuada e transformação da prática pedagógica.pdf: 3502079 bytes, checksum: c93ef01a834af316e8f752acaf374f98 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.titleFormação continuada e transformação da prática pedagógica: Estudo com docentes de Ensino Médio em Rondôniapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sirley L. Freitas_Formação continuada e transformação da prática pedagógica.pdf3,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.