Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1089
Title: Concepções de letramento e formação docente: Implicações na prática das professoras do ciclo final dos anos iniciais
Authors: Barbosa, Ezequiel Ferreira
Keywords: Formação docente
Letramento
Anos iniciais do Ensino Fundamental
Issue Date: 2015
Citation: BARBOSA, Ezequiel Ferreira. Concepções de letramento e formação docente: Implicações na prática das professoras do ciclo final dos anos iniciais. 2015. 118 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.
Abstract: O contexto atual exige, cada vez mais, que os cidadãos sejam capazes de se inserirem no mundo do conhecimento, exigência básica para o exercício da cidadania na contemporaneidade. Neste contexto, a língua, como uma das formas de manifestação da linguagem humana, é um dos instrumentos mais poderosos de comunicação e, consequentemente, um dos meios pelo qual se dá o processo de ensino e de aprendizagem, seja em ambientes formais ou informais. Assim, a escola como uma das instituições responsáveis por garantir que os indivíduos de uma sociedade ampliem suas competências comunicativas, deve estar preparada para oferecer condições para esta inserção. Ensinar língua materna, então, não se restringe mais à associação entre sons e letras, mas levar o aluno a fazer uso desse conhecimento para estabelecer relações e atribuir funções entre o que lê e escreve a partir de suas experiências de vida. A presente pesquisa parte da constatação de que no Brasil os índices de desenvolvimento da educação básica apresentam um baixo nível de proficiência em língua materna. Seu foco principal se dá nos 4ºs e 5ºs anos de uma escola pública no município de Vilhena – RO, por apresentar um nível abaixo das demais. O objetivo da pesquisa foi o de investigar as concepções de letramento das professoras e implicações para o ensino de língua materna, assim como obter indícios da possível influência dessas concepções no resultado do baixo nível de letramento dos alunos apontados pelas pesquisas. Foram utilizados como instrumentos um questionário com o objetivo de fazer um levantamento do perfil formativo das professoras e de suas rotinas de trabalho, uma entrevista que continha questões sobre concepções e práticas de letramento que pudessem oferecer dados para a análise das discussões propostas. Após a análise das respostas das professoras foram realizados três encontros com o objetivo de propor a criação de um grupo de formação com as professoras, dentro da própria escola, que discutisse questões referentes ao letramento e como poderiam preparar os alunos para que desenvolvam melhor suas competências comunicativas. A partir dos desses encontros, foi criado um quadro com as sugestões das próprias professoras que dariam, junto com a coordenação pedagógica e direção escolar, ao prosseguimento da proposta.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientadora: Profa. Dra. Maria Cândida Müller.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1089
Appears in Collections:PPGEE/MEPE - Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ezequiel F. Barbosa_Concepções de letramento e formação docente.pdf1,44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.