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Title: A Produção Científica do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia
Authors: Braga, Aurineide Alves
Keywords: Produção Científica
Pós-Graduação
Epistemologia
Metodologia
Issue Date: 2012
Citation: BRAGA, Aurineide Alves. A Produção Científica do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Rondônia. 2012. 80 f. Dissertação (Mestrado em Administração). Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Administração (PPGMAD). Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas (NUCSA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Porto Velho.
Abstract: A produção acadêmica brasileira na área de administração, desde algum tempo, tem sido tema de investigação, a partir de diversos trabalhos produzidos pela academia, especialmente pelos pesquisadores que atuam em programa de pós-graduação em nível stricto sensu no país, com o propósito de conferir visibilidade e proporcionar reflexão oportunizando melhoria contínua do fazer científico em administração. Neste estudo estão explicitados os principais resultados da pesquisa que ensejou a dissertação de mestrado, o qual teve como foco analisar, sob o ponto de vista epistemológico e metodológico, a produção científica do Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Administração (PPGMAD) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) concernente às dissertações oriundas das turmas inscritas no programa desde 2006 e aprovadas até 2011. Para atingir os objetivos propostos, como base de análise foi utilizado o Modelo dos Quatro Pólos das Práticas Metodológicas proposto por Paul de Bruyne, Jacques Herman e Marc e para identificar os paradigmas subjacentes às pesquisas em análise, foram utilizadas as indicações de John W. Creswell e de Norman K. Denzin e Yvonna S. Lincoln. Nessa perspectiva buscou-se responder como se apresenta esta produção mediante análise do quadro epistemológico e metodológico de 66 (sessenta e seis) dissertações, caracterizando-se uma amostra não-probabilística e por acessibilidade. A investigação proposta teve uma suposição subjetiva com orientação na perspectiva interpretativa fenomenológica. Portanto, tratou-se de um estudo qualitativo descritivo, cujos dados foram coletados diretamente das dissertações, por meio de protocolo desenvolvido para este fim, com foco nas categorias: abordagens metodológicas, tipo de pesquisa, fundamentos epistemológicos, problema de pesquisa, objetivo geral, estratégias de pesquisa, técnica de coleta de dados, técnica de tratamento, temáticas abordadas e área de concentração. Para proceder ao tratamento e análise, os dados foram categorizados e sistematizados com técnicas de análise de conteúdo, com apoio do software ATLAS.ti e tratamento estatístico simples. Do ponto de vista do Pólo Epistemológico, os resultados das seis categorias (importância, tipo, questões/problema, objetivo, hipóteses e suposições) mostram que não há contribuição significativa acerca deste Pólo quanto à concepção de um estudo que seja referência em administração, pela fragilidade presente em algumas pesquisas, visto não apresentar os itens necessários à sua validação. quanto às quatro categorias do Pólo Metodológico (abordagens metodológicas, método geral, método de procedimento e limitações metodológicas da pesquisa), os resultados demonstram que há um distanciamento quanto à identificação das concepções ou paradigmas, método geral e de procedimento, fragilizando sobremaneira a orientação sobre as pesquisas defendidas pelos autores. Com relação ao Pólo Técnico, os resultados para as treze categorias (população; tipo de pesquisa quanto aos: métodos, fins e meios; unidade de análise; procedimentos: de coleta e de registro de dados; análise dos dados; apresentação e interpretação dos resultados; conclusão e sugestões para estudos futuros) revelam, de forma geral, a predominância de cunho tradicional desses instrumentais.
Description: Dissertação Apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia como requisito para obtenção do título de Mestre em Administração. Orientador: Prof. Dr. Osmar Siena
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/109
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