Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1091
Título: Aplicação da pena: análise das circunstâncias judiciais pessoais do artigo 59 do Código Penal
Autor(es): Silva, Myrian Rosa da
Palavras-chave: Direito penal
Processo penal
Circunstâncias judiciais
Magistrados
Data do documento: 2016
Citação: SILVA, Myrian Rosa da. Aplicação da pena: análise das circunstâncias judiciais pessoais do artigo 59 do Código Penal. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: A aplicação da pena no processo penal brasileiro segue o sistema trifásico e no momento de aplicar a pena base consideram as circunstâncias presentes no artigo 59 do Código Penal. Ocorre que, entre essas circunstâncias, estão presentes algumas a serem consideradas que são de caráter subjetivo, tais como, a personalidade do agente e a conduta social, as quais exigem um grau de valoração pelo juiz no momento da fixação da pena base. Além disso, a lei não prevê o quantitativo a ser considerado no momento de aumentar a pena ou diminuir a pena base, ao aplicar os critérios positivos ou negativos do art. 59 do Código Penal. Diante disso, foi realizado um estudo para verificar a aplicabilidade do princípio da legalidade frente aos critérios elencados no artigo 59 do Código Penale outros princípios que orientam a aplicação da pena, quais sejam, o princípio da individualização da pena, o princípio da motivação e princípio do in dúbio pro reo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Direito. Orientador: Prof. M.e Bruno Milenkovich Caixeiro.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1091
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC VERSÃO PARA IMPRESSÃO - Cópia.pdf277,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador