Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1097
Título: Conhecimentos matemáticos utilizados por marceneiros na 2016 construção de móveis na cidade de Ouro Preto do Oeste-RO
Autor(es): Batista, Mozart Endringer
Palavras-chave: Didática da Matemática
Educação e Tecnologia
Recursos didáticos
Data do documento: 19-Ago-2016
Citação: BATISTA, Mozart Endringer. Conhecimentos matemáticos utilizados por marceneiros na 2016 construção de móveis na cidade de Ouro Preto do Oeste-RO. 2016. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática)– Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2016.
Resumo: A Matemática é uma importante ciência presente e ligada a diversas situações cotidianas da vida do homem diante disso é de grande valia que todos tenham um entendimento e conhecimento de onde ela será desenvolvida, para que dessa forma haja um aumento da compreensão da realidade e de mundo de todos nós. Entretanto, pode ser notado que muitas pessoas desconhecem varias das aplicações da matemática e seus conceitos, Assim, pretende- se mostrar as práticas cotidianas desenvolvidas dentro de uma marcenaria, na cidade de Ouro Preto do Oeste-RO, fazer delas objeto de estudo e investigação, identificar e conhecer com mais detalhes os conteúdos matemáticos mais utilizados pelos marceneiros desde a elaboração de um projeto (medir e planejar) de moveis até a construção destes. Na pesquisa, foi usado o método de investigação qualitativo-descritiva e nela verificou-se que os marceneiros não demonstram dispor de muitos conhecimentos formais ensinados na escola, o que ficou evidenciado é uma Matemática que para eles é mais simples, muito ligada aos conhecimentos adquiridos nos dia-a-dia destes indivíduos. Constatou-se que a maioria desses conhecimentos são aprendidos de maneira informal. Esta análise teve como base a vertente da educação matemática, batizada como Etnomatemática.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Avaliadora do Departamento de Matemática e Estatística - DME, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciatura em Matemática sob a orientação do Prof. Ms. Fernando Luiz Cardoso.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1097
Aparece nas coleções:Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOZART ENDRINGER BATISTA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso de Mozart Endringer Batista1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.