Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1098
Título: Contexto psicológico do Lúdico em Matemática
Autor(es): Martins, Juliana Maria de Assis Vieira
Palavras-chave: Didática da Matemática
Ensino Fundamental
Dificuldades de aprendizagem
Data do documento: 19-Ago-2016
Citação: MARTINS, Juliana Maria de Assis Vieira.Contexto psicológico do Lúdico em Matemática . 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática)– Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2016.
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativo-descritiva, realizada em uma escola pública estadual do município de Ji-Paraná-RO, com a participação de 20 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O trabalho é constituído através de uma forma teórica reflexiva e prática, sobre como é trabalhar o ensino da matemática de forma lúdica com alunos do Ensino Fundamental. Outro fator que a pesquisa aponta é a comparação do ensino tradicional da matemática em relação aos novos recursos de ensino existente como o lúdico. Os benefícios do lúdico no processo ensino-aprendizagem traçam estratégias de ensino que dão condições e autonomia para o desenvolvimento cognitivo e intelectual do aluno. A metodologia lúdica faz com que o aluno aprenda com prazer e brincando garantindo resultados extraordinários na educação, apesar de exigir extremo planejamento e cuidado no desenvolvimento das atividades elaboradas pelo professor em sala de aula. Nesse sentido, os objetivos desta pesquisa foram: buscar avaliar o desenvolvimento dos alunos na disciplina de matemática, além de verificar se os recursos lúdicos que eram aplicados nas aulas dessa disciplina, de modo a facilitar o desenvolvimento dos alunos e por fim difundir a importância e a necessidade da utilização desta ferramenta pedagógica como método facilitador no processo de ensino e aprendizagem. Como abordagem teórica foram utilizados os seguintes autores: Grando (2000), Rodrigues (2013), Winnicott (1975), Borin (2002) entres outros. Já os resultados mostraram o quanto o trabalho com o lúdico envolvendo a matemática pode fazer com que os alunos aprendam de uma forma diferenciada, enriquecendo principalmente sua aprendizagem.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à banca examinadora do Curso de Matemática da Universidade Federal de Rondônia- UNIR, Campus de Ji-Paraná, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Matemática. Orientador:Prof.º Ms. Reginaldo Tudeia dos Santos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1098
Aparece nas coleções:Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc versão final.pdfTrabalho de Conclusão de Curso de Juliana Maria de Assis Vieira Martins1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.