Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1107
Title: Inclusão digital: uma reflexão acerca das dificuldades encontradas pelas escolas públicas para adotar as novas possibilidades educativas disponibilizadas pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s)
Authors: Gomes, Andréia da Silva
Keywords: Educação
Inclusão digital
TIC's
Issue Date: 30-Apr-2013
Citation: GOMES, Andréia da Silva. Inclusão digital: uma reflexão acerca das dificuldades encontradas pelas escolas públicas para adotar as novas possibilidades educativas disponibilizadas pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s). 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2013.
Abstract: Inclusão digital é parte do fenômeno informação, logo, inclusão digital significa proporcionar a democratização de acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), criando condições para que os cidadãos sejam, de fato, incluídos na sociedade. Este artigo teve por objetivo levantar os problemas, ou as dificuldades, que ocorrem nas escolas públicas de nível médio do município de Cacoal - Rondônia e que impedem a adoção das novas possibilidades educativas disponibilizadas pelas TIC‟s para auxiliar o professor no processo de ensino/aprendizagem do aluno. Justifica-se essa pesquisa porque atualmente, a era da informação tecnológica e a educação constitui a base para o desenvolvimento da cultura das pessoas. Dessa forma, é necessário que as escolas estejam adequadas para a preparação dos indivíduos, para, assim, fazer parte da preparação e adequação do cidadão ao novo mundo. Para atender aos objetivos deste artigo foi realizada uma pesquisa quantitativa, utilizando-se como técnicas de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo através de entrevistas e aplicação de questionários, a uma população de 142 alunos matriculados regularmente nas escolas de ensino médio de Cacoal e 48 professores. Através da análise destes dados pode-se concluir que, apesar dos investimentos feitos pelo governo em infraestrutura e capacitação dos educadores, a inclusão digital ainda não existe, de fato, nas escolas. Como sugestão, além de mais investimentos em infraestrutura, também uma intensificação na formação digital dos educadores e a proposta para o governo disponibilizar equipamento aos educadores visando proporcionar maior contato desse educador com essa ferramenta de trabalho.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Prof.ª M.ª Adriana Aparecida Rigolon Guimarães
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1107
Appears in Collections:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAPAS ANDREIA VERSAO FINAL.pdf61,82 kBAdobe PDFView/Open
ARTIGO ANDREIA VERSAO FINAL.pdf500,98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.