Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1107
Título: Inclusão digital: uma reflexão acerca das dificuldades encontradas pelas escolas públicas para adotar as novas possibilidades educativas disponibilizadas pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s)
Autor(es): Gomes, Andréia da Silva
Palavras-chave: Educação
Inclusão digital
TIC's
Data do documento: 30-Abr-2013
Citação: GOMES, Andréia da Silva. Inclusão digital: uma reflexão acerca das dificuldades encontradas pelas escolas públicas para adotar as novas possibilidades educativas disponibilizadas pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s). 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2013.
Resumo: Inclusão digital é parte do fenômeno informação, logo, inclusão digital significa proporcionar a democratização de acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), criando condições para que os cidadãos sejam, de fato, incluídos na sociedade. Este artigo teve por objetivo levantar os problemas, ou as dificuldades, que ocorrem nas escolas públicas de nível médio do município de Cacoal - Rondônia e que impedem a adoção das novas possibilidades educativas disponibilizadas pelas TIC‟s para auxiliar o professor no processo de ensino/aprendizagem do aluno. Justifica-se essa pesquisa porque atualmente, a era da informação tecnológica e a educação constitui a base para o desenvolvimento da cultura das pessoas. Dessa forma, é necessário que as escolas estejam adequadas para a preparação dos indivíduos, para, assim, fazer parte da preparação e adequação do cidadão ao novo mundo. Para atender aos objetivos deste artigo foi realizada uma pesquisa quantitativa, utilizando-se como técnicas de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo através de entrevistas e aplicação de questionários, a uma população de 142 alunos matriculados regularmente nas escolas de ensino médio de Cacoal e 48 professores. Através da análise destes dados pode-se concluir que, apesar dos investimentos feitos pelo governo em infraestrutura e capacitação dos educadores, a inclusão digital ainda não existe, de fato, nas escolas. Como sugestão, além de mais investimentos em infraestrutura, também uma intensificação na formação digital dos educadores e a proposta para o governo disponibilizar equipamento aos educadores visando proporcionar maior contato desse educador com essa ferramenta de trabalho.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Prof.ª M.ª Adriana Aparecida Rigolon Guimarães
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1107
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAPAS ANDREIA VERSAO FINAL.pdf61,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO ANDREIA VERSAO FINAL.pdf500,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador