Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1107
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Andréia da Silva-
dc.date.accessioned2016-08-24T16:50:19Z-
dc.date.available2016-08-24T16:50:19Z-
dc.date.issued2013-04-30-
dc.identifier.citationGOMES, Andréia da Silva. Inclusão digital: uma reflexão acerca das dificuldades encontradas pelas escolas públicas para adotar as novas possibilidades educativas disponibilizadas pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s). 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1107-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Prof.ª M.ª Adriana Aparecida Rigolon Guimarãespt_BR
dc.description.abstractInclusão digital é parte do fenômeno informação, logo, inclusão digital significa proporcionar a democratização de acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), criando condições para que os cidadãos sejam, de fato, incluídos na sociedade. Este artigo teve por objetivo levantar os problemas, ou as dificuldades, que ocorrem nas escolas públicas de nível médio do município de Cacoal - Rondônia e que impedem a adoção das novas possibilidades educativas disponibilizadas pelas TIC‟s para auxiliar o professor no processo de ensino/aprendizagem do aluno. Justifica-se essa pesquisa porque atualmente, a era da informação tecnológica e a educação constitui a base para o desenvolvimento da cultura das pessoas. Dessa forma, é necessário que as escolas estejam adequadas para a preparação dos indivíduos, para, assim, fazer parte da preparação e adequação do cidadão ao novo mundo. Para atender aos objetivos deste artigo foi realizada uma pesquisa quantitativa, utilizando-se como técnicas de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo através de entrevistas e aplicação de questionários, a uma população de 142 alunos matriculados regularmente nas escolas de ensino médio de Cacoal e 48 professores. Através da análise destes dados pode-se concluir que, apesar dos investimentos feitos pelo governo em infraestrutura e capacitação dos educadores, a inclusão digital ainda não existe, de fato, nas escolas. Como sugestão, além de mais investimentos em infraestrutura, também uma intensificação na formação digital dos educadores e a proposta para o governo disponibilizar equipamento aos educadores visando proporcionar maior contato desse educador com essa ferramenta de trabalho.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Naiara Passos (naiara.passos@unir.br) on 2016-08-23T13:12:03Z No. of bitstreams: 2 CAPAS ANDREIA VERSAO FINAL.pdf: 63303 bytes, checksum: f04f0031c95e0fd3bd01bcc28ea128e6 (MD5) ARTIGO ANDREIA VERSAO FINAL.pdf: 513005 bytes, checksum: 2da7f75fda47f8492571fa9d3ad724a5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Naiara Passos (naiara.passos@unir.br) on 2016-08-23T13:58:02Z (GMT) No. of bitstreams: 2 CAPAS ANDREIA VERSAO FINAL.pdf: 63303 bytes, checksum: f04f0031c95e0fd3bd01bcc28ea128e6 (MD5) ARTIGO ANDREIA VERSAO FINAL.pdf: 513005 bytes, checksum: 2da7f75fda47f8492571fa9d3ad724a5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leonel Santos (gandeleo@unir.br) on 2016-08-24T16:50:19Z (GMT) No. of bitstreams: 2 CAPAS ANDREIA VERSAO FINAL.pdf: 63303 bytes, checksum: f04f0031c95e0fd3bd01bcc28ea128e6 (MD5) ARTIGO ANDREIA VERSAO FINAL.pdf: 513005 bytes, checksum: 2da7f75fda47f8492571fa9d3ad724a5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-24T16:50:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 CAPAS ANDREIA VERSAO FINAL.pdf: 63303 bytes, checksum: f04f0031c95e0fd3bd01bcc28ea128e6 (MD5) ARTIGO ANDREIA VERSAO FINAL.pdf: 513005 bytes, checksum: 2da7f75fda47f8492571fa9d3ad724a5 (MD5) Previous issue date: 2013-04-30en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectTIC'spt_BR
dc.titleInclusão digital: uma reflexão acerca das dificuldades encontradas pelas escolas públicas para adotar as novas possibilidades educativas disponibilizadas pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAPAS ANDREIA VERSAO FINAL.pdf61,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO ANDREIA VERSAO FINAL.pdf500,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador