Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1114
Title: Educação ambiental: parque botânico e banco de sementes como ferramenta para escolas públicas do município de Ariquemes
Authors: 
Santos, Deonice Machado dos
Keywords: Educação ambiental
Parque botânico
Banco de sementes – ferramenta educacional.
Issue Date: 2016
Citation: SANTOS, Deonice Machado dos. Educação ambiental: parque botânico e banco de sementes como ferramenta para escolas públicas do município de Ariquemes. 2016, 53 f. : il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2016.
Abstract: Esta pesquisa teve por objetivo pontuar aspectos referentes ao Parque Botânico e o Banco de Sementes e a sua utilização dentre as ações de educação ambiental realizadas em duas escolas de nível fundamental no município de Ariquemes no Estado de Rondônia. Foram feitas visitas às instituições e aplicado questionário as professoras e alunos de quatro turmas do terceiro ano de duas escolas de ensino fundamental. Dentre os professores, todos do sexo feminino, a maioria jovem e com experiência em tempo de ensino. As professoras afirmam desenvolver atividades referentes à Educação ambiental e a maioria não tem dificuldade em desenvolver as ações. Os que encontram dificuldade citaram a falta de material e conhecimento. Pode ser observado que as atividades não são desenvolvidas de forma interdisciplinar em todas as disciplinas e as escolas não possuem um grande número de projetos. As ações desenvolvidas são pontuais, os professores conhecem o parque botânico, a maioria dos professores não conhece o banco de semente. São poucas as atividades desenvolvidas em parceria entre a escola e as instituições. Os alunos das escolas escola pesquisadas tem diferenças entre a idade e série cursada. As ações citadas pelos mesmos demostram que as instituições ambientais não são utilizadas como ferramenta e os temas abordados e desenvolvidos são poucos. Dentre os temas se destacaram a água e a dengue, assuntos que estão vinculados a mídia atual. A pesquisa apontou aspectos positivos e negativos, as escolas já estão desempenhando mesmo timidamente um papel social na Educação Ambiental, uma vez que são poucos os projetos elaborados e executados.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciência da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.(a) Dr.a Ludimilla Ronqui.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1114
Appears in Collections:DECED/ARQ. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANTOS, D. M..pdfArtigo principal1,24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.