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dc.contributor.advisor-
dc.contributor.authorSantos, Deonice Machado dos-
dc.date.accessioned2016-08-25T14:11:56Z-
dc.date.available2016-08-25T14:11:56Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTOS, Deonice Machado dos. Educação ambiental: parque botânico e banco de sementes como ferramenta para escolas públicas do município de Ariquemes. 2016, 53 f. : il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1114-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciência da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.(a) Dr.a Ludimilla Ronqui.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo pontuar aspectos referentes ao Parque Botânico e o Banco de Sementes e a sua utilização dentre as ações de educação ambiental realizadas em duas escolas de nível fundamental no município de Ariquemes no Estado de Rondônia. Foram feitas visitas às instituições e aplicado questionário as professoras e alunos de quatro turmas do terceiro ano de duas escolas de ensino fundamental. Dentre os professores, todos do sexo feminino, a maioria jovem e com experiência em tempo de ensino. As professoras afirmam desenvolver atividades referentes à Educação ambiental e a maioria não tem dificuldade em desenvolver as ações. Os que encontram dificuldade citaram a falta de material e conhecimento. Pode ser observado que as atividades não são desenvolvidas de forma interdisciplinar em todas as disciplinas e as escolas não possuem um grande número de projetos. As ações desenvolvidas são pontuais, os professores conhecem o parque botânico, a maioria dos professores não conhece o banco de semente. São poucas as atividades desenvolvidas em parceria entre a escola e as instituições. Os alunos das escolas escola pesquisadas tem diferenças entre a idade e série cursada. As ações citadas pelos mesmos demostram que as instituições ambientais não são utilizadas como ferramenta e os temas abordados e desenvolvidos são poucos. Dentre os temas se destacaram a água e a dengue, assuntos que estão vinculados a mídia atual. A pesquisa apontou aspectos positivos e negativos, as escolas já estão desempenhando mesmo timidamente um papel social na Educação Ambiental, uma vez que são poucos os projetos elaborados e executados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Erica Costa (erica.costa@unir.br) on 2016-08-23T00:03:59Z No. of bitstreams: 1 SANTOS, D. M..pdf: 1272752 bytes, checksum: 5e867523d2fb9e767b376240df9d6ece (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2016-08-25T14:03:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTOS, D. M..pdf: 1272752 bytes, checksum: 5e867523d2fb9e767b376240df9d6ece (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-25T14:11:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANTOS, D. M..pdf: 1272752 bytes, checksum: 5e867523d2fb9e767b376240df9d6ece (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectParque botânicopt_BR
dc.subjectBanco de sementes – ferramenta educacional.pt_BR
dc.titleEducação ambiental: parque botânico e banco de sementes como ferramenta para escolas públicas do município de Ariquemespt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

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