Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1116
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | - | |
dc.contributor.author | Lopes, Evelin Torres | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-25T14:13:09Z | - |
dc.date.available | 2016-08-25T14:13:09Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Evelin Torres. Um olhar sobre o processo de inclusão de alunos surdos nos anos iniciais. 2016, 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1116 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciência da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.(a) Esp. Maria Norma Lopes Souza Silva. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta uma análise realizada através de uma pesquisa com professores e intérprete que atuam com alunos surdos em salas inclusivas e tem como objetivo compreender como ocorre o processo de inclusão de alunos surdos nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas municipais de Ariquemes e ao mesmo tempo verificar se a escola está preparada para atender a esse público, quanto à profissionais capacitados. Para o levantamento empírico foram elaboradas dezesseis questões, onde foram entrevistadas duas professoras, duas interpretes e também foi realizada observação em sala de aula. Com o levantamento desses dados foi possível observar que a falta de profissionais capacitados é evidente nas duas escolas pesquisadas o que influência, de certa forma, negativamente no desenvolvimento educacional dos alunos e contribui para que o fracasso escolar dos mesmos ocorra. Diante disso é notável que a presença de profissionais capacitados é essencial para o processo de inclusão de alunos surdos nas salas de ensino regular, para proporcionar a inclusão de fato. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Erica Costa (erica.costa@unir.br) on 2016-08-23T00:39:43Z No. of bitstreams: 1 LOPES, E. T..pdf: 866981 bytes, checksum: 78d4cf1b933a9d8beb1a14ac10c55bab (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2016-08-25T14:09:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LOPES, E. T..pdf: 866981 bytes, checksum: 78d4cf1b933a9d8beb1a14ac10c55bab (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-08-25T14:13:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LOPES, E. T..pdf: 866981 bytes, checksum: 78d4cf1b933a9d8beb1a14ac10c55bab (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Salas Inclusivas - Surdez | pt_BR |
dc.subject | Profissionais capacitados | pt_BR |
dc.title | Um olhar sobre o processo de inclusão de alunos surdos nos anos iniciais. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LOPES, E. T..pdf | Artigo principal | 846,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.