Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/111
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRaposo, Glaucia Maria Michalski-
dc.date.accessioned2014-07-07T14:57:14Z-
dc.date.available2014-07-07T14:57:14Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationRAPOSO, G. M. M. Organizacional: mensuração do grau de alinhamento estratégico da TI à estratégia de negócios em uma instituição financeira. 2012. 111 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/111-
dc.descriptionDissertação apresentada ao de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dr. Tomás Daniel Menéndez Rodriguez-
dc.description.abstractNos últimos anos, a Tecnologia da Informação (TI) tem se transformado em um dos principais recursos estratégicos para as organizações, ao passo em que vem deixando de ser somente uma área de suporte. Espera-se que cada vez mais o uso estratégico da TI não só sustente as operações de negócio nas empresas, mas, que permita a iniciativa de novas estratégias competitivas. Este fato é bastante visível quando se fala em instituições bancárias e financeiras, pois este é provavelmente o setor da economia onde a competição é mais acirrada e a capacidade de tratar de forma integrada grandes volumes de informações tornou-se vital. É com base neste cenário que a instituição pesquisada vem buscando alternativas para obter alinhamento de sua área de TI às diretrizes organizacionais. Henderson e Venkatraman; Luftman; Zviran; Brodbeck e Hoppen; e Teixeira Junior formam um grupo de pesquisadores nacionais e internacionais que têm estudado a importância do alinhamento estratégico de TI para as empresas. Têm-se descoberto que o alinhamento pode ser encontrado em diversos estágios ou níveis dentro das organizações. Partindo-se dessa premissa e da necessidade de responder a questionamentos sobre os resultados advindos dos investimentos em TI realizados pelas empresas, torna-se relevante medir o grau de alinhamento estratégico existente entre a área de TI e o planejamento organizacional. Nesta perspectiva, este trabalho busca a mensuração do grau de alinhamento estratégico existente entre a área de TI e a estratégia de negócios de uma instituição financeira nacional, tendo-se como referência o Modelo de Maturidade de Alinhamento Estratégico de TI proposto por Luftman (2000). Esta pesquisa possui cunho descritivo, com abordagem quantitativa, que se enquadra no método denominado levantamento ou survey, com corte transversal. A população foi composta por gerências subordinadas à Vice-Presidência de TI (composição do grupo área de TI) e à Vice- Presidência de Pessoa Jurídica, representando o grupo da área de Negócios. Foi selecionada uma amostra de ambos os grupos por acessibilidade, utilizando-se todas as respostas obtidas. Os dados, do tipo primário, foram coletados por questionário com questões fechadas do tipo escala de medidas cumulativas (Guttman). A tabulação e análise dos dados foram realizadas com a utilização de estatística multivariada, e com o auxílio dos programas Microsoft Excel e Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Os resultados obtidos disponibilizam aos gestores da referida empresa uma visão atual e completa quanto ao alinhamento da área de TI à sua estratégia de negócios, bem como auxiliam na busca por novas alternativas empresariais para melhoria do AE e planejamento relacionados à área de TI.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2014-07-07T14:38:50Z No. of bitstreams: 1 RAPOSO, Glaucia Maria Michalski.pdf: 1194545 bytes, checksum: 95dd04e1257377ddbf6fa4315ca87ea9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2014-07-07T14:55:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RAPOSO, Glaucia Maria Michalski.pdf: 1194545 bytes, checksum: 95dd04e1257377ddbf6fa4315ca87ea9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-07-07T14:57:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAPOSO, Glaucia Maria Michalski.pdf: 1194545 bytes, checksum: 95dd04e1257377ddbf6fa4315ca87ea9 (MD5) Previous issue date: 2012en
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectAlinhamento Estratégicopt_BR
dc.subjectTecnologia de Informaçãopt_BR
dc.subjectGovernança de TIpt_BR
dc.titleTecnologia da Informação e Estratégia Organizacional: mensuração do grau de alinhamento estratégico da TI à estratégia de negócios em uma instituição financeirapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raposo, Glaucia Maria Michalski.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.