Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1133
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRafael Ribeiro da, Silva-
dc.date.accessioned2016-08-30T21:18:23Z-
dc.date.available2016-08-30T21:18:23Z-
dc.date.issued2016-08-30-
dc.identifier.citationSILVA, Rafael Ribeiro da. Concepções de Educação Matemática de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UNIR – Campus de Ji-Paraná. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática)– Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1133-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de Curso Licenciatura em Matemáticapt_BR
dc.description.abstractEsta monografia teve por objetivo investigar a concepção sobre Educação Matemática dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática da UNIR Campus de Ji-Paraná, tendo como questão cerne de pesquisa: Quais são as concepções de Educação Matemática de acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática da UNIR em Ji-Paraná? Metodologicamente foi construído sob a abordagem qualitativa,tendo como sujeitos 53 acadêmicos do curso que responderam a um questionário elaborado com questões abertas. A fundamentação teórica foi elaborada tendo como os principais autores: MIGUEL(2003); D’AMBROSIO (2013); VALENTE (2005, 2013, 2014); GOMES (2012); SOARES (2005); CLARAS & PINTO (2008); FIORENTINI & LORENZATO (2007); MUNIZ (2013); PONTE (2008); GARNICA & SOUZA (2012) e FLEMMING et al. (2005). Para a organização, apresentação, interpretação e análise dos dados, utilizamos do método interpretativo, para tanto, sistematizamos os dados a fim de saber qual o primeiro contato dos acadêmicos com a Educação Matemática; o que estes acadêmicos conhecem das tendências da Educação Matemática; o conhecimento de alguns pesquisadores ou estudiosos da Educação Matemática; o que é, na concepção dos acadêmicos, um Educador Matemático; por fim, a concepção dos acadêmicos sobre a Educação Matemática. Dentre os principais resultados, verificamos que o Curso exerceu forte influência na construção da concepção destes acadêmicos, fazemos esta inferência, uma vez que, ao tomarmos como referência um grupo de acadêmicos do segundo período e outro grupo distinto do oitavo período verificamos este aumento de conhecimento. Foi possível verificar também que assim como não há um consenso entre os pesquisadores acerca de uma única definição de Educação Matemática, também não fora possível obter este consenso entre os acadêmicos. Sendo assim, conseguimos caracterizá-las em dois grupos: Matemática Contextualizada e Forma de Ensino Por fim, esperamos que o resultado desta pesquisa possa contribuir com o conhecimento do campo da Educação Matemática ainda durante a formação inicial de todos os acadêmicos do curso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2016-08-30T19:40:32Z No. of bitstreams: 1 RAFAEL RIBEIRO DA SILVA.pdf: 850051 bytes, checksum: 4002d26f89c0bb6fd02c53cde7ee6112 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2016-08-30T21:17:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RAFAEL RIBEIRO DA SILVA.pdf: 850051 bytes, checksum: 4002d26f89c0bb6fd02c53cde7ee6112 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2016-08-30T21:18:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RAFAEL RIBEIRO DA SILVA.pdf: 850051 bytes, checksum: 4002d26f89c0bb6fd02c53cde7ee6112 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-30T21:18:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAFAEL RIBEIRO DA SILVA.pdf: 850051 bytes, checksum: 4002d26f89c0bb6fd02c53cde7ee6112 (MD5) Previous issue date: 2016-08-30en
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.titleConcepções de Educação Matemática de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UNIR – Campus de Ji-Paranápt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAEL RIBEIRO DA SILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso de Rafael Ribeiro da Silva830,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.