Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1135
Título: Concepção de Professores de Matemática do Ensino Fundamental Acerca da Inclusão de Alunos com Deficiência no Sistema Regular de Ensino. 2016
Autor(es): Andrade, Marciene Moraes
Palavras-chave: Didática da Matemática
Inclusão Social
Integração escolar
Data do documento: 30-Ago-2016
Citação: ANDRADE, Marciene Moraes. Concepção de professores de matemática do ensino fundamental acerca da inclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática)– Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2016.
Resumo: presente trabalho objetivou investigar a concepção de professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental da cidade de Ji-Paraná/RO em relação à inclusão de alunos com deficiência. Com isso buscamos junto a docentes de Matemática que lecionam em salas de aula regulares nos anos finais do Ensino Fundamental, ou seja, do 6º ao 9º ano, informações relacionadas à formação inicial e continuada, se já tiveram alunos com deficiência em suas salas de aula e o que conhecem sobre a inclusão e integração de alunos com deficiência no âmbito da sala de aula regular. Também realizamos um estudo bibliográfico, em especial efetuamos um levantamento em leis, livros, artigos, dissertações e tese de práticas inclusivas exitosas no ensino da Matemática na Educação Básica para alunos com deficiência visual, auditiva e intelectual. Para tanto escolhemos realizar a pesquisa na abordagem qualitativa e participaram da mesma, seis professores que lecionam Matemática em turmas regulares dos últimos anos do Ensino Fundamental de escolas da cidade de Ji-Paraná/RO. Para a coleta de dados junto aos sujeitos foi utilizado um questionário com perguntas abertas e fechadas. Evidenciou-se com a pesquisa que os professores estão cientes que é sua obrigação promover um ensino que dê possibilidade de aprendizagem para todos os alunos, conhecem em parte, os princípios da Educação Inclusiva. Contudo, os mesmos não têm conseguido promover um ensino inclusivo, pela falta de oportunidade de se qualificar e pela indisponibilidade de recursos e de pessoal de apoio nas escolas para que os mesmos auxiliem o trabalho pedagógico com alunos com deficiência. Os professores mostraram ter conhecimentos bem limitados de que metodologias e recursos são mais eficientes no ensino da Matemática para alunos com deficiência visual, auditiva e intelectual, por mais que já exista na literatura diversos estudos sobre esses assuntos. Os professores concebem que é necessário que o sistema ofereça profissionais especializados e recursos que atendam a demanda dos alunos com deficiência, promova cursos de qualificação para os professores, reduza o número de alunos por sala para que possa haver mudanças significativas rumo à efetivação de um ensino inclusivo.
Descrição: Trabalho de conclusão de Curso Licenciatura em Matemática
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1135
Aparece nas coleções:Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCIENE MORAES ANDRADE.pdfTrabalho de Conclusão de Curso de Marciene Moraes Andrade915,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.