Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1136
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva. Fabiane Andrade da-
dc.date.accessioned2016-08-30T21:20:28Z-
dc.date.available2016-08-30T21:20:28Z-
dc.date.issued2016-08-30-
dc.identifier.citationSILVA, Fabiane Andrade da. Do PIBID ao início da carreira docente: Um estudo com professores de matemática iniciantes que foram bolsistas do PIBID da UNIR Campus de Ji-Paraná. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática)– Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1136-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de Curso Licenciatura em Matemáticapt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve por objetivo investigar e analisar qual a influência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no início da docência na visão de ex-bolsistas do subprojeto PIBID/Matemática/Ji-Paraná e atualmente exercendo a profissão de professor. Os autores que serviram de suporte teórico da pesquisa transitam entre os campos da formação de professores e da pesquisa na formação docente e sobre o PIBID. Metodologicamente, optou-se por realizar um estudo de abordagem qualitativa. Como sujeitos da pesquisa, contou-se com a participação de três ex-bolsistas que atuaram do subprojeto PIBID Matemática/Ji-Paraná, e que estão atuando na carreira docente atualmente. Para a coleta de dados utilizou-se dois questionário: um de caracterização dos sujeitos, com informações pessoais, formação acadêmica e participação no PIBID; e o outro visando obter informações sobre a opinião dos sujeitos quanto à influência do PIBID no início da profissão docente. Quanto à análise dos dados obtidos a pesquisa se baseou no aspecto da perspectiva interpretativa. A partir dos dados obtidos concluiu-se que o PIBID tem possibilitado aos seus bolsistas ter um contato com as escolas e com as salas de aula para conhecerem sua possível realidade profissional futura, vivenciando na prática a teoria fomentada na licenciatura em Matemática, preparando-os para atuar como professores na Educação Básica, amenizando o choque de realidade vivido pelo professor iniciante em seus primeiros anos de exercício da profissão docente. Além disso, o PIBID tem contribuído para que seus bolsistas optem pela carreira docente em função das experiências educacionais vivenciadas neste programa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2016-08-30T19:29:32Z No. of bitstreams: 1 FABIANE ANDRADE DA SILVA.pdf: 1010853 bytes, checksum: 85c76ce1638c05a26e5e6d2bb6928206 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2016-08-30T21:19:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FABIANE ANDRADE DA SILVA.pdf: 1010853 bytes, checksum: 85c76ce1638c05a26e5e6d2bb6928206 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2016-08-30T21:20:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FABIANE ANDRADE DA SILVA.pdf: 1010853 bytes, checksum: 85c76ce1638c05a26e5e6d2bb6928206 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-30T21:20:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FABIANE ANDRADE DA SILVA.pdf: 1010853 bytes, checksum: 85c76ce1638c05a26e5e6d2bb6928206 (MD5) Previous issue date: 2016-08-30en
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.titleDo PIBID ao início da carreira docente: Um estudo com professores de matemática iniciantes que foram bolsistas do PIBID da UNIR Campus de Ji-Paranápt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABIANE ANDRADE DA SILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso de Fabiane Andrade da Silva987,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.