Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1148
Título: Planejamento e controle de estoque: estudo do desperdício de produtos hortifrútis em uma empresa no município de Ministro Andreazza – RO
Autor(es): Carara, Regiane Samara Boton
Palavras-chave: Planejamento
Controle de estoques
Produtos hortifrútis
Desperdícios
Perdas
Data do documento: 29-Abr-2013
Citação: CARARA, Regiane Samara Boton. Planejamento e controle de estoque: estudo do desperdício de produtos hortifrútis em uma empresa no município de Ministro Andreazza – RO. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2013.
Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar a importância do planejamento e controle de estoque, como fator principal na redução dos custos causados pelo desperdício de produtos alimentícios, em especial os hortifrútis, em uma empresa no município de Ministro Andreazza-RO. O planejamento e controle de estoque deve atender as necessidades ao menor custo e menor tempo possível, tendo em vista que os estoques são recursos ociosos que possuem valor econômico e que precisam ser vendidos ou processados para gerarem renda. Entretanto, as empresas do ramo alimentício costumam encontrar dificuldades no planejamento e controle de estoques, devido a perecibilidade de alguns produtos, principalmente os hortifrútis, os quais necessitam de cuidados específicos em todas as etapas, desde a produção, passando pela colheita, transporte, armazenagem e exposição, objetivando reduzir as perdas e desperdícios. A pesquisa descritiva e exploratória com abordagem é qualitativa e quantitativa e método dedutivo. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observação direta e entrevista padronizada contendo 16 perguntas abertas realizada com três pessoas responsáveis pela administração do mercado, sendo os dois sócios proprietários e o gerente de compras. Os resultados apontam desperdícios de produtos hortifrútis, sendo em maior proporção os que estão em exposição e no armazenamento. Recomenda-se o melhoramento e aprimoramento dos expositores disponibilizados aos clientes e da sala de armazenagem e, a implementação de um programa de planejamento e controle de estoques específico para os produtos hortifrútis.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Prof.ª M.ª Simone Marçal Quintino
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1148
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO REGIANE VERSÃO FINAL.pdf607,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador