Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1151
Title: Gestão financeira em escritórios de advocacia do município de Cacoal/RO
Authors: Souza, Allen Gois
Keywords: Gestão financeira
Finanças pessoais
Finanças empresariais
Escritório de advocacia.
Issue Date: 21-Jul-2014
Citation: SOUZA, Allen Gois. Gestão financeira em escritórios de advocacia do município de Cacoal/RO. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Abstract: Atualmente as mudanças acontecem em altíssima velocidade, a utilização de ferramentas eficazes de controle financeiro e a conscientização no sentido de valorizar os recursos financeiros constitui o objetivo da gestão financeira. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é descrever como é realizada a gestão financeira em escritórios de advocacia do município de Cacoal/RO. A pesquisa é um estudo de campo com método descritivo e abordagem quantitativa. As técnicas de coleta de dados foram pesquisa bibliográfica e documental, questionário, entrevista e observação não participante realizada nos escritórios de advocacia localizados no município. Os resultados identificaram as principais ferramentas utilizadas na gestão financeira desses estabelecimentos e também as dificuldades enfrentadas pelos advogados nesse quesito, bem como se verificou o conhecimento deles sobre as ferramentas de gestão financeira pessoal e empresarial. Os resultados obtidos através do questionário e da entrevista mostraram que os advogados possuem pouco controle de suas finanças, não utilizam e pouco conhecem as principais ferramentas de gestão financeira e misturam suas finanças pessoais com as do escritório. Aos advogados, sugere-se a departamentalização do setor financeiro do escritório ou que, pelos menos, procurem a ajuda de um profissional qualificado ou a contratação de uma consultoria financeira.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Ademir Luiz Vidigal Filho
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1151
Appears in Collections:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - GESTAO FINANCEIRA EM ESCRITORIO DE ADVOCACIA DO MUNICIPIO DE CACOAL.pdf571,93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools