Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1167
Título: Planejamento urbano: estudo da estruturação dos bairros para fomento do comércio no município de Cacoal-RO
Autor(es): Raasch, Suélen
Palavras-chave: Planejamento urbano
Plano diretor
Infraestrutura
Estruturação dos bairros
Data do documento: 6-Nov-2011
Citação: RAASCH, Suélen. Planejamento urbano: estudo da estruturação dos bairros para fomento do comércio no município de Cacoal-RO. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2011.
Resumo: Os bairros são partes particulares da sociedade de uma cidade e tem sua importância para o todo do município. Este estudo objetiva analisar as dificuldades enfrentadas pelos empresários para estruturação e firmação de novos comércios em bairros mais distantes do centro da cidade de Cacoal. Trata-se de um estudo desenvolvido nos bairros localizados no extremo Norte, Sul, Leste e Oeste da cidade de Cacoal, sendo este um estudo de caráter exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, utilizando-se do método de raciocínio dedutivo. As técnicas de coletas de dados utilizados foram: pesquisa bibliográfica e questionários com perguntas abertas e fechadas. Os participantes da pesquisa foram os empresários dos bairros Residencial Parque Brizon, Liberdade, Teixeirão e Vista Alegre, totalizando 135 entrevistados. Os resultados demonstram as dificuldades enfrentadas pelos empresários destes bairros para a permanência tais como, a falta de infraestrutura adequada para comercialização, a falta de segurança e de incentivos governamentais por terem deixado de abrir os comércios no centro comercial da cidade e optaram pela iniciativa de fomentar a economia nos bairros mais distantes do centro da cidade, onde muitos munícipes possuem dificuldades para se deslocarem até o centro da cidade devido à falta de transporte público. Sugere-se que sejam estudados os benefícios que incentivos fiscais trariam para os empreendedores que estabelecem comércios em bairros da cidade de Cacoal.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Prof.ª M.ª Simone Marçal Quintino
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1167
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SUÉLEN RAASCH.pdf7,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador