Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1188
Título: Desenvolvimento em Rondônia: Análise do plano de valorização econômica da Amazônia (1953-1966)
Autores: Santos, Sari Possari dos
Rabello, Antônio Cláudio Barbosa
Palavras-chave: Desenvolvimento
Amazônia
PVEA
Burguesia regional
Rondônia
Data de publicação: 2014
Citação: SANTOS, Sari Possari dos. Desenvolvimento em Rondônia: Análise do plano de valorização econômica da Amazônia (1953-1966). Dissertação (Mestrado). Programa de Pós- Graduação- Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 105f. Porto Velho, 2014.
Resumo: O presente estudo tem por finalidade tratar o processo de formação política e social da Amazônia brasileira. Profundamente vinculada a decadente economia extrativista da borracha, a região foi alvo de intensas críticas que a descreviam como uma região inabitada, de grande potencial econômico primário, mas limitador para o pleno desenvolvimento econômico nacional. Neste aspecto, o governo federal buscou intervir, elaborando políticas de colonização que visassem estimular o crescimento e diversificação da economia local. Neste trabalho realizamos uma breve revisão histórica sobre o tema, tratando particularmente o projeto de desenvolvimento elaborado para a região durante a década de 1950, que consiste no Plano de Valorização Econômica da Amazônia (PVEA). Ressaltamos que o propósito deste estudo não é tratar genericamente as questões pertinentes ao plano, mas principalmente os identificar os interesses envolvidos e debatidos na construção deste projeto, principalmente as metas elaboradas para o Território Federal de Rondônia. Os conflitos que então perpassam o plano serão visto como indicativo das tensões entre interesses econômicos dominantes em nível nacional e regional.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador: Prof. Dr. Antônio Cláudio Barbosa Rabello.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1188
Aparece nas coleções:PGDRA/PVH - Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sari P. Santos_Desenvolvimento em Rondônia.pdf13,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.