Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/119
Título: Objetivos e metas econômicas e socioambientais das empresas e organizações: um estudo aplicado nas empresas produtoras de biocombustível em Rondônia
Autor(es): Bacinello, Edílson
Palavras-chave: Objetivos Econômicos
Objetivos Socioambientais
Controladoria
Biocombustíveis
Sustentabilidade
Data do documento: 2008
Citação: BACINELLO, E. Objetivos e metas econômicas e socioambientais das empresas e organizações: um estudo aplicado nas empresas produtoras de biocombustível em Rondônia. 2008. 123 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2008.
Resumo: Historicamente, as empresas basearam-se na geração de lucro em seus empreendimentos, deixando as causas sociais e ambientais em segundo plano. Como forma de analisar essas questões, este trabalho objetiva verificar as incompatibilidades e concordâncias entre os interesses econômicos das empresas em contraponto com os interesses e necessidades socioambientais estabelecidos pelos órgãos de controle, acerca da produção de biocombustíveis – etanol e biodiesel – no Estado de Rondônia. Investigou-se a importância da controladoria no contexto da gestão das empresas, na perspectiva de relacionar seus objetivos e metas econômicas aos objetivos e metas socioambientais. A metodologia foi conduzida através da análise conceitual e empírica tendo como princípio fundamental a incorporação da discussão acerca das dimensões econômicas, sociais e ambientais nas empresas e organizações. Para a realização da pesquisa, foram coletadas opiniões por meio da aplicação de questionário junto aos responsáveis das empresas beneficiadoras de biocombustíveis em Rondônia, assim como nos órgãos socioambientais, buscando analisar suas relações e incompatibilidades. Os dados foram apresentados conjuntamente com a utilização do software SPSS, versão 15.0, onde foi possível calcular, dentre outros, o Alpha de Cronbach e gerar gráficos comparativos. Os principais resultados obtidos revelam haver um maior grau de incompatibilidade entre o Lucro pretendido e a necessidade da utilização dos Sistemas de Gestão Ambiental e de Claridade acerca dos empreendimentos. Ocorre também um maior grau de concordância nas variáveis relativas à Inovação, Transparência e Accountability. Concluiu-se, que cabe as empresas desenvolverem Sistemas de Controle e Avaliação no sentido de viabilizar os empreendimentos nas áreas econômica e socioambiental, ou seja, sustentável.
Descrição: Dissertação apresentada ao de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dr. Haroldo Cristovam Teixeira Leite.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/119
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bacinello, Edílson.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.