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dc.contributor.authorManzini, Leonardo Cappi-
dc.date.accessioned2016-09-23T20:42:38Z-
dc.date.available2016-09-23T20:42:38Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationMANZINI, L. C. A escola de todos e de cada um: adolescência — mudanças e singularizações. 2015. 140f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1197-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Profa. Dra. Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martines.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objeto de estudo as relações entre a adolescência e a escola, em um contexto que se mostra complexo e problemático evidenciado por índices educacionais e sociais negativos comprometendo o futuro dos vinte e um milhões de jovens brasileiros. O objetivo é compreender a relação entre a escola e a construção da identidade/singularidade de adolescentes de uma escola pública estadual do município de Cacoal/RO. A escola foi indicada pela Secretaria Estadual de Educação que concedeu a autorização. A pesquisa é de cunho qualitativo através de entrevista realizada com nove sujeitos/adolescentes do ensino Fundamental e Médio, entre 12 e 16 anos de idade, devidamente autorizada por seus pais ou responsáveis. O discurso dos adolescentes é analisado com base no dispositivo analítico construído com teorias da pós-modernidade. Constatamos que há uma multiplicidade de relações que se manifestam na construção da singularidade desses adolescentes e a escola passa a ser um lugar de destaque para muitos deles, pois, grande parte das vivências sociais e pessoais de nossos sujeitos acontece no entorno e na escola. A escola torna-se um cenário onde se desenvolvem muitas relações, tais como: as identificações, o reconhecimento, o pertencimento e a diferença. As mudanças sociais e culturais ocorridas nas últimas décadas perpassam as significações, as identidades e os modos de subjetivação e singularização desses sujeitos, sem anular a força das tradições e das forças locais em que esses jovens se desenvolvem. Considerando-se os achados deste estudo, os adolescentes do município de Cacoal-RO, situados no contexto desta pesquisa, lidam de modo singular com as forças sociais vigentes, em uma escola que é de todos, mas se manifesta de forma singular como a escola de cada um.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2016-09-23T20:42:38Z No. of bitstreams: 1 Leonardo C. Manzini_A escola de todos e de cada um.pdf: 1505014 bytes, checksum: 5cf9d520d87d178ce67fc1e3ecad9841 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-23T20:42:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leonardo C. Manzini_A escola de todos e de cada um.pdf: 1505014 bytes, checksum: 5cf9d520d87d178ce67fc1e3ecad9841 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.subjectIdentidadespt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectSingularidadespt_BR
dc.titleA escola de todos e de cada um: adolescência — mudanças e singularizaçõespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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