Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1206
Título: Infecção natural por Plasmodium vivax e Plasmodium falciparum em Anopheles spp. (Diptera: Culicidae) capturados nas áreas de influência direta da usina hidrelétrica de Jirau em Rondônia
Autores: Pimentel, Iasmin Ferreira
Palavras-chave: Anopheles
Plasmodium
PCR
Monitoramento
Malária
Data de publicação: 2014
Citação: PIMENTEL, Iasmin Ferreira. Infecção natural por Plasmodium vivax e Plasmodium falciparum em Anopheles spp. (Diptera: Culicidae) capturados nas áreas de influência direta da usina hidrelétrica de Jirau em Rondônia. 2014. 62 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós- Graduação em Biologia Experimental, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2014.
Resumo: Os insetos vetores têm papel importante na disseminação de patógenos emergentes. A família Culicidae tem atraído a atenção da saúde pública por abrigar organismos envolvidos na transmissão de diversas doenças. Vetores como o Culex quinquefasciatus, o Aedes aegypti, e os do gênero Anopheles, são responsáveis pela transmissão de doenças importantes como filariose, dengue e malária, respectivamente. Processos antrópicos como a urbanização, construções e invasão de áreas preservadas, contribuem para a disseminação desses vetores e possivelmente afetam seus criadouros, alterando a dinâmica da transmissão das doenças. Em Rondônia está sendo construída a Usina Hidrelétrica de Jirau no rio Madeira. Medidas de controle são empregadas desde o início da construção visando a não disseminação de doenças, principalmente a malária, e controlando os casos inclusive nas áreas de influência das usinas do rio Madeira. Este trabalho teve como objetivo verificar a infecção natural por Plasmodium vivax e P. falciparum, agentes causadores da malária no Brasil, em espécies de Anopheles capturadas nas áreas de influência direta da Usina de Jirau em Rondônia, bem como comparar a taxa de infecção encontrada entre as espécies estudadas. Os mosquitos coletados foram identificados e encaminhados ao Laboratório de Genética para análise molecular. Foi realizada extração de DNA por NaOH e TrisHCL, amplificação do DNA por PCR e visualização do fragmento por eletroforese. Foram analisados 1872 mosquitos individualmente e destes 78 estavam positivos para Plasmodium spp. apresentando uma taxa de infecção de 4,2%. A porcentagem de infecção natural por espécie de parasita foi de 2,9% para P. vivax, 1% para P. falciparum e 0,3% para infecção mista. Dos positivos, 70,5% eram P. vivax, 23,1% P. falciparum e 6,4% infecção mista. As espécies de anofelinos encontradas parasitadas foram An. darlingi, An. triannulatus, An. nuneztovari, An. konderi e An. braziliensis, seguindo a ordem das espécies de Anopheles mais frequentes. Não houve diferença significativa entre as taxas de infecção encontradas nas espécies de Anopheles infectadas. É importante a detecção de outras espécies, além do An. darlingi, infectadas, o que mostra que outras espécies apresentam competência vetorial semelhante à do An. darlingi, principal vetor da bacia Amazônica, e que também podem se tornar potenciais vetores. A detecção de infecção natural é um dos principais parâmetros analisados no controle e monitoramento da malária, pois identifica as espécies de Anopheles e Plasmodium circulantes na região. O estudo fez parte de um relatório de acompanhamento da construção da Usina de Jirau realizado pelo Laboratório de Entomologia do IPEPATRO e FIOCRUZ Rondônia, com o objetivo de avaliar a dinâmica da transmissão e fornecer suporte entomológico na continuidade da implementação de medidas de controle da malária na região.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Biologia Experimental (PGBIOEXP) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Biologia Experimental. Orientador: Prof. Dr. Ricardo de Godoi Mattos Ferreira.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1206
Aparece nas coleções:PGBIOEXP/PVH - Mestrado em Biologia Experimental (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Iasmin F. Pimentel_Infecção natural por Plasmodium vivax.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.