Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1207
Título: Experimentos de Química: uma alternativa pedagógica para o ensino médio na EJA
Autor(es): Brito, José Assis Gomes de
Palavras-chave: Caderno pedagógico
Experimentos
Material alternativo
Ensino de Química
Data do documento: 2015
Citação: BRITO, José Assis Gomes de.Experimentos de Química: uma alternativa pedagógica para o ensino médio na EJA. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo verificar as principais dificuldades de ensino e aprendizagem nos conteúdos de Química apresentadas pelos alunos do terceiro ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A metodologia da pesquisa teve como base epistemológica a pesquisa-ação, que foi desenvolvida em colaboração com uma turma do terceiro ano do ensino médio na educação de jovens e adultos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rio Urupá. Contou também com a participação de estagiários da disciplina de Estágio Supervisionado III, do Curso de Licenciatura em Química, do Instituído Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Estado de Rondônia (IFRO), do Município de Ji-Paraná. Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas e observação participante. Como sujeitos da pesquisa participaram treze alunos do terceiro ano do ensino médio na modalidade EJA e a professora da disciplina de Química na turma. Através dos resultados foi possível identificar as principais dificuldades ensino e aprendizagem, e, nesta etapa da formação, desenvolver uma análise para a construção de um plano de ação pedagógica com a aplicação de experimentos de Química utilizando materiais alternativos. A análise dos dados demonstra que a metodologia utilizada se revelou adequada para a contextualização dos conteúdos, despertando nos educandos maior motivação e interesse pela disciplina, refletindo na melhoria significativa do aprendizado e no melhor rendimento da turma. Com base nos resultados foi confeccionado um caderno pedagógico de experimentos de Química com materiais alternativos.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador: Prof. Dr. João Carlos Gomes.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1207
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
José A.G. Brito_Experimentos de Química.pdf2,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
CADERNO PEDAGÓGICO.pdf20,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.