Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1214
Título: Análise situacional do comércio atacadista de Cacoal/RO segundo o modelo das forças competitivas de Porter
Autor(es): Damasceno, Josyane Pereira Gonçalves
Palavras-chave: Análise do setor
Segundo Porter
Estratégia competitiva
Data do documento: 6-Jul-2016
Citação: DAMASCENO, Josyane Pereira Gonçalves. Análise situacional do comércio atacadista de Cacoal/RO segundo o modelo das forças competitivas de Porter. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo identificar as estratégias competitivas do comércio atacadista de Cacoal/RO, tendo como base o modelo teórico das cinco forças competitivas de Michael Porter. O modelo de Porter possibilita uma análise do comportamento estratégico do comércio atacadista, proporcionando um maior conhecimento dos objetivos: descrever a importância do setor atacadista de Cacoal; estudar o setor através das cinco forças competitivas de Porter e descrever as ações estratégicas do setor atacadista de Cacoal. Com relação à fundamentação teórica, abordou-se a estratégia competitiva nas micro e pequenas empresas, dando maior relevância as cincos forças de Porter tais como; poder de negociação dos compradores, novos entrantes, poder de negociação dos fornecedores e ameaça de produtos substitutos. Trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa, caracterizada também como dedutiva, cuja coleta de dados ocorreu através de uma entrevista semiestruturada junto aos proprietários das empresas atacadistas. Os resultados indicaram que as empresas pesquisadas, em sua estratégia de atuação, enfatizam a característica das empresas e dos gestores, a origem e importância do setor, e análises do setor conforme o modelo de Porter sendo que, o setor atacadista é importante para o município, pois as empresas geram empregos, renda e desenvolvimento para o comércio local. Os pontos fortes da pesquisa foi o registro da história do setor atacadista de Cacoal/RO e como surgiram o setor atacadista. A atual situação do setor atacadista de Cacoal é importante para o município ao agregar as pessoas e atrair clientes de outras cidades para consumir os produtos ofertados pelo setor.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Adriano Camiloto da Silva
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1214
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACC JOZYANE PEREIRA GONÇALVES.pdf904,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador