Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1223
Título: Uma proposta de redimensionamento da prática pedagógica do professor de matemática da educação básica
Autor(es): Sales, Kleber Barbosa
Palavras-chave: Matemática
Avaliação
Descritores
Prova Brasil
Data do documento: 2014
Citação: SALES, Kleber Barbosa. Uma proposta de redimensionamento da prática pedagógica do professor de matemática da educação básica. 2014. 72 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2014.
Resumo: O presente trabalho fornece uma proposta de redimensionamento da prática pedagógica do professor de Matemática da Educação Básica do Estado de Rondônia. Tal proposta foi motivada pelos fracos resultados obtidos pelos alunos nos Instrumentos Oficiais de Avaliação, a saber: Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), Provinha Brasil, Prova Brasil e Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). Tomando como parâmetro a Prova Brasil, notou-se que os alunos do Estado de Rondônia obtiveram 225 pontos numa escala que varia de abaixo de 125 até 425. Verificou-se ainda, através de uma coleta de dados feita com auxílio de um questionário que foi a posteriori tratado estatisticamente no software Epi Info versão 5.3.2, que os profissionais de educação tinham pouco ou nenhum conhecimento a respeito dos descritores que compõem o norte do que é avaliado nos instrumentos oficiais de avaliação, delimitado neste trabalho pela Prova Brasil. Como proposta de intervenção elaborou-se uma “cartilha” com atividades de Matemática, onde, em cada uma das mesmas, indica qual descritor da Prova Brasil está sendo trabalhado. De posse desse material, elaboramos uma série de oficinas cujo público alvo era os professores da Educação Básica. Tais oficinas foram realizadas visando o tal “redimensionamento da prática pedagógica”, onde a partir de então, os professores ao trabalhar uma atividade estariam cientes de qual descritor estava sendo contemplado. Em seguida, foram feitos questionamentos de satisfação quanto aos conhecimentos a posteriori dos descritores e do funcionamento dos instrumentos oficiais de avaliação e as respostas foram bastante positivas.
Descrição: Dissertação apresentada ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Matemática. Orientador: Prof. Dr. Marinaldo Felipe da Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1223
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kleber B. Sales_Uma proposta de redimensionamento.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.