Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1224
Título: Algoritmos para fatoração e primalidade como ferramenta didática para o ensino de matemática
Autores: Campos, Jean Peixoto
Palavras-chave: Teoria dos números
Programação
Ensino-Aprendizagem Matemática
Data de publicação: 2014
Citação: CAMPOS, Jean Peixoto. Algoritmos para fatoração e primalidade como ferramenta didática para o ensino de matemática. 2014. 95 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2014.
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de ensino de Matemática com o auxílio do desenvolvimento e implementação de algoritmos para fatoração e primalidade de inteiros positivos. Em outras palavras, utilizar recursos computacionais para discutir tópicos de teoria dos números que irão subsidiar o professor para discutir temas matemáticos como: conjuntos, variáveis e funções no sentido de desenvolver a capacidade de generalização e abstração junto a seus alunos. Para tanto, utiliza-se da teoria construcionista e o subsídio do Pensamento Matemático Avançado (PMA) para guiar a construção da sequência didática que discute temas de divisibilidade e números primos. As ferramentas computacionais utilizadas para a implementação foram as linguagens de programação Scratch e Python, ambas multiplataforma e gratuitas. O tema que constroi o enredo do trabalho é um objeto para motivação, pois, além de ser um grande recurso para a segurança da informação nos dias atuais, apresenta forte relação entre o mundo da escola e o contexto social em que o aluno está inserido. A construção da sequência didática é flexível para que o professor possa adequar a sua realidade educacional, podendo inclusive ser ampliada ou reduzida com facilidade. O trabalho proporciona, também, um roteiro para o professor que encontra exemplos que podem ilustrar suas aulas com aplicações da Matemática no contexto computacional sem desviar do objetivo fim que é o processo de ensino e aprendizagem curricular previamente definido, com qualidade e significado. A proposta construída possibilita essas facetas do processo e abre a possibilidade para o professor criar, inclusive, seus próprios recursos pedagógicos e aos alunos um aprendizado mais autônomo onde o professor promove a mediação da aprendizagem e não atua como principal fonte de informações do processo.
Descrição: Dissertação apresentada ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Matemática. Orientador: Prof. Dr. Tomás Daniel Menéndez Rodríguez.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1224
Aparece nas coleções:PROFMAT/PVH - Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jean P. Campos_Algoritmos para fatoração e primalidade.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.