Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1224
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Campos, Jean Peixoto | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-10T22:01:27Z | - |
dc.date.available | 2016-10-10T22:01:27Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Jean Peixoto. Algoritmos para fatoração e primalidade como ferramenta didática para o ensino de matemática. 2014. 95 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1224 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Matemática. Orientador: Prof. Dr. Tomás Daniel Menéndez Rodríguez. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma proposta de ensino de Matemática com o auxílio do desenvolvimento e implementação de algoritmos para fatoração e primalidade de inteiros positivos. Em outras palavras, utilizar recursos computacionais para discutir tópicos de teoria dos números que irão subsidiar o professor para discutir temas matemáticos como: conjuntos, variáveis e funções no sentido de desenvolver a capacidade de generalização e abstração junto a seus alunos. Para tanto, utiliza-se da teoria construcionista e o subsídio do Pensamento Matemático Avançado (PMA) para guiar a construção da sequência didática que discute temas de divisibilidade e números primos. As ferramentas computacionais utilizadas para a implementação foram as linguagens de programação Scratch e Python, ambas multiplataforma e gratuitas. O tema que constroi o enredo do trabalho é um objeto para motivação, pois, além de ser um grande recurso para a segurança da informação nos dias atuais, apresenta forte relação entre o mundo da escola e o contexto social em que o aluno está inserido. A construção da sequência didática é flexível para que o professor possa adequar a sua realidade educacional, podendo inclusive ser ampliada ou reduzida com facilidade. O trabalho proporciona, também, um roteiro para o professor que encontra exemplos que podem ilustrar suas aulas com aplicações da Matemática no contexto computacional sem desviar do objetivo fim que é o processo de ensino e aprendizagem curricular previamente definido, com qualidade e significado. A proposta construída possibilita essas facetas do processo e abre a possibilidade para o professor criar, inclusive, seus próprios recursos pedagógicos e aos alunos um aprendizado mais autônomo onde o professor promove a mediação da aprendizagem e não atua como principal fonte de informações do processo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2016-10-10T21:14:37Z No. of bitstreams: 1 Jean P. Campos_Algoritmos para fatoração e primalidade.pdf: 1427091 bytes, checksum: 1f7f34ebe397065301da488051f5dd3f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2016-10-10T21:58:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Jean P. Campos_Algoritmos para fatoração e primalidade.pdf: 1427091 bytes, checksum: 1f7f34ebe397065301da488051f5dd3f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2016-10-10T22:00:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Jean P. Campos_Algoritmos para fatoração e primalidade.pdf: 1427091 bytes, checksum: 1f7f34ebe397065301da488051f5dd3f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-10-10T22:01:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jean P. Campos_Algoritmos para fatoração e primalidade.pdf: 1427091 bytes, checksum: 1f7f34ebe397065301da488051f5dd3f (MD5) Previous issue date: 2014 | en |
dc.subject | Teoria dos números | pt_BR |
dc.subject | Programação | pt_BR |
dc.subject | Ensino-Aprendizagem Matemática | pt_BR |
dc.title | Algoritmos para fatoração e primalidade como ferramenta didática para o ensino de matemática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jean P. Campos_Algoritmos para fatoração e primalidade.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.