Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1251
Title: A afetividade na relação professor/aluno no processo de ensinoaprendizagem na educação infantil e primeiro ano do ensino fundamental
Authors: 
Fatel, Rosilda Santos
Keywords: Ensino/Aprendizagem
Professor Aluno - relação
Afetividade – sala de aula
Issue Date: 2016
Citation: Fatel, Rosilda Santos. A afetividade na relação professor/aluno no processo de ensino aprendizagem na educação infantil e primeiro ano do ensino fundamental. 2016, 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2016.
Abstract: Esta pesquisa é resultado de estudos desenvolvidos para a elaboração de um trabalho de conclusão de curso em Pedagogia. Teve como objetivo geral: compreender a afetividade na relação professor-aluno em processo de ensino e aprendizagem na educação infantil e primeiro ano do ensino fundamental e como objetivos específicos: identificar os sentidos e as definições de afetividade do ponto de vista dos professores envolvidos na pesquisa; entender como os professores da educação infantil compreendem o papel de afetividade na relação professor/aluno; compreender como a afetividade surge nas atividades didáticas com os alunos em sala de aula e nos outros espaços em momentos escolares; compreender como os professores, em sua atividade pedagógica, relaciona-se com as emoções afetivas na relação, alunos/professor e sua relevância para o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Seguindo linha de raciocínio fundamentada em Wallon (1968) que defende que a afetividade e a inteligência da criança devem caminhar juntas. Piaget (1999); Foucault (1970) dentre outros. Também foram utilizadas fontes do orden amento legal pertinente. Para sua realização fiz levantamentos bibliográficos e pesquisa de campo com entrevistas, as quais foram direcionadas para as professoras de uma escola pública do Município de Ariquemes-RO. Trata–se de uma pesquisa qualitativa nos moldes da Arqueogenealogia com pesquisa teórica e empírica cujos procedimentos metodológicos envolveram observações, seleção da literatura básica e fichamento das obras selecionadas para realização da mesma. Os resultados apontaram a importância da relação entre professor/aluno no cotidiano escolar, mostrando que, essa inter-relação é como um fio condutor para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.(a) M.e. Maria Auxiliadora Máximo.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1251
Appears in Collections:DECED/ARQ. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FATEL, R. S.pdfArtigo principal674,27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.