Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1256
Título: Histórias de Adolescente: sentidos construídos sobre a escola
Autor(es): Reis, Fernanda Bordalo de Araujo
Palavras-chave: Adolescência
Escolarização
Narrativa autobiográfica
Sentido
Cultura
Data do documento: 2011
Citação: REIS, F. B. de A. Histórias de Adolescente: sentidos construídos sobre a escola. 2011. 157f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2011.
Resumo: Essa dissertação está incluída o âmbito da investigação sobre a escolarização de adolescentes e tem como objetivo compreender os sentidos que adolescentes atribuem à escola a partir de suas experiências escolares. Os dados empíricos foram colhidos em entrevistas realizadas com uma aluna do 6º ano do Ensino Fundamental e gravadas em áudio. Fazendo uso de um estímulo visual fornecido pela pesquisadora e de uma pergunta geradora, a participante narrou sua história na escola, discorrendo livremente sobre sua experiência de vida. Os dados, em forma de autobiografia, foram transcritos e estudados em suas peculiaridades segundo proposta de Bruner (1987/2004; 1991; 1997a; 1997b). A análise da narrativa mostrou que a trajetória escolar dessa adolescente corre paralela com sua história de vida familiar, influenciando-se mutuamente e a estudante está consciente que as duas estão claramente imbricadas, podendo se identificar aliados e adversários em seus momentos de crise. Alguns sentidos que emergiram da análise desta narrativa são: a escola como lugar de estudo, para se conhecer e aprender coisas novas, mas sem muito esforço; um lugar de convivência e socialização; uma das instituições que contribuem para a formação da identidade e da autoestima, para o desenvolvimento das potencialidades do educando, ao mesmo tempo que deveria garantir a transmissão de conhecimentos culturalmente produzidos, necessários para a humanização de todos. Também se destaca o sentido da necessidade desta instituição ser um lugar privilegiado de escuta sensível para as crianças e adolescentes, que tem geralmente falhado nessa tarefa. Na narrativa analisada ficam evidentes ainda as consequências geradas pela falta de diálogo no ambiente escolar e as formas encontradas pela jovem aluna para chamar a atenção para a sua dor, que poderiam ser facilmente rotuladas de rebeldia e associadas ao período da adolescência. Compreende-se, após o estudo, a multiplicidade de fatores que influenciam a história da adolescente, a partir dos quais são construídos os sentidos sobre a escola, sobre si-mesma e sobre os outros e que, portanto, a adolescência precisa ser pensada como uma categoria que se constrói dentro de uma história, cultura e tempo específicos e em meio a relações sociais que a contextualizam.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Profa. Dra. Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martines.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1256
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda B.A.Reis_Histórias de adolescente.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.