Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1259
Title: A sexualidade no discurso de adolescentes: um estudo numa escola pública de Porto Velho/RO
Authors: Faria, Adegemauro de Brito
Keywords: Adolescentes
Sexualidade
Psicologia histórico-cultural
Issue Date: 2012
Citation: FARIA, Adegemauro de Brito. A sexualidade no discurso de adolescentes: um estudo numa escola pública de Porto Velho/RO. 2012. 126 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2012.
Abstract: Esta pesquisa tem, como objetivo principal, analisar, a partir do ponto de vista dos adolescentes, de que modo a escola tem lidado com a temática sobre sexualidade. Partindo de experiências pessoais e da graduação, no convívio com adolescentes e na escola. No Mestrado, avançamos nesse conhecimento, passando a ter uma nova perspectiva de adolescência e da dinâmica escolar. O estudo ocorreu numa escola pública da zona sul de Porto Velho/RO com adolescentes, alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental - 7º, 8º e 9º anos e 1º e 2º anos do Ensino Médio, da faixa etária de 14 a 18 anos. Para tanto, desenvolvemos as seguintes seções: quadro teórico - dividido em dois blocos: um que aborda a adolescência e sexualidade, a fim de contextualizar o tema, o outro bloco aborda a relação da Psicologia com a sexualidade e a adolescência, numa perspectiva da adolescência, com base na abordagem teórica da Psicologia Histórico-Cultural, a partir de estudos de Vigotski, que pressupõe que cada homem é um ser social e histórico ativo, rompendo com a visão da Psicologia tradicional que compreende o desenvolvimento humano de uma forma naturalista e biologicista. Para o aporte metodológico, optamos por um estudo qualitativo e fizemos uso dos Grupos Focais para coleta de dados, que nos permitiu um ambiente favorável à expressão e participação dos adolescentes. Para a análise dos dados utilizamos a Análise do Conteúdo, com base nos estudos de Bardin (2011), que nos permitiu elencar categorias que perpassam o tema e, assim, norteiam a análise. Finalizamos trazendo dados, que possam subsidiar a escola ao lidar com a sexualidade dos adolescentes, dentre os quais a omissão e o silenciamento da escola com relação à sexualidade. Nos seus discursos os adolescentes denunciam que as ações da escola são pontuais, parciais e carecem de clareza.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Psicologia - MAPSI, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Psicologia. Orientadora: Profa. Dra. Neusa dos Santos Tezzari.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1259
Appears in Collections:MAPSI/PVH - Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adegemauro B. Faria_A sexualidade no discurso de adolescentes.pdf1,22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.