Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1262
Title: Uso e abuso de álcool entre estudantes de Porto Velho-Rondônia
Authors: Costa, Cláudia Cabral da
Keywords: Habilidades sociais
Adolescentes
Consumo de álcool
Issue Date: 2012
Citation: COSTA, Cláudia Cabral da. Uso e abuso de álcool entre estudantes de Porto Velho-Rondônia. 2012. 79 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2012.
Abstract: O consumo de álcool entre estudantes adolescentes na região norte do Brasil tem sido pouco estudado, especialmente no campo das habilidades sociais. Sendo assim, o objetivo geral do presente estudo foi obter indicadores de uso e abuso de álcool entre estudantes adolescentes de Porto Velho – RO. Cumpriu-se o objetivo geral ao mesmo tempo em que foram alcançados os seguintes objetivos específicos: (1) classificar a frequência do consumo de álcool em adolescentes de Porto Velho – RO em zonas de risco, (2) avaliar o nível de consumo de álcool em associação à qualidade do desempenho social dos estudantes. Participaram como colaboradores 115 estudantes de escolas públicas estaduais da região central de Porto Velho- RO, sendo 78 meninas (67,8%) e 37 meninos (32,2%), com idade distribuída entre 12 anos e 18 anos (média=15,1, mediana=15 e desvio padrão=1,26). De cunho quantitativo, com delineamento survey, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados um questionário sociodemográfico, o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del-Prette) e o Teste de Identificação de Desordens Devido ao Uso de Álcool (AUDIT). Os dados foram tratados com testes descritivos e correlacionais. Os resultados mostraram que 32,2% dos estudantes da amostra relataram nunca beber álcool, enquanto 67,8% já experimentaram ou consomem bebida alcoólica, sendo 6% da amostra classificada em níveis de uso nocivo e provável dependência de álcool. Não houve diferenças significativas entre meninos e meninas em relação ao consumo de álcool. Constatou-se que a correlação entre o nível de consumo de álcool e as habilidades sociais foi baixa e parcial. Porém, confirmou-se que as dificuldades interpessoais desses adolescentes portovelhenses implicam em fatores de risco ao consumo de bebidas alcoólicas. Os resultados foram discutidos em relação à intervenção e prevenção no campo das habilidades sociais.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Psicologia - MAPSI, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Psicologia. Orientador: Prof. Dr. Fábio Biasotto Feitosa.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1262
Appears in Collections:MAPSI/PVH - Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cláudia C. da Costa_Uso e abuso de álcool entre estudantes.pdf3,53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.