Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1290
Título: Aspectos subjetivos de adolescentes do sexo feminino que vivem em um abrigo de Rondônia
Autor(es): Frederichi, Keila Renata de Brito
Palavras-chave: Subjetividade
Adolescência
Abrigo
Data do documento: 2013
Citação: FREDERICHI, K. R. de B. Aspectos subjetivos de adolescentes do sexo feminino que vivem em um abrigo de Rondônia. 2013. 118f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2013.
Resumo: Este trabalho se propôs a refletir sobre a subjetividade de adolescentes inseridas em contexto de acolhimento institucional. Para tanto buscou compreender o processo do adolescer e a singularidade da experiência de viver em abrigo. A prática do acolhimento institucional no Brasil existe desde o período colonial, contudo através de novas legislações vigentes, apresenta-se com outros moldes na atualidade. Muitas leis surgiram para garantir a assistência e o direito de crianças e adolescentes, mas há ainda muito por fazer principalmente no que tange aos estigmas subjetivos relacionados à condição de ser de abrigo. Com base no referencial teórico da Psicologia do Desenvolvimento, utilizou-se a contribuição de autores psicanalistas como Bowlby, Winnicott, Aberastury, Knobel, Matheus dentre outros, a fim de analisar o que significa adolescer na contemporaneidade e o papel das figuras parentais ou substitutas na formação da personalidade do sujeito. Para isso, adotou-se como método a abordagem qualitativa, e como instrumento a entrevista aberta com três adolescentes do sexo feminino com idade entre 14 e 15 anos que estavam institucionalizadas há mais tempo em um abrigo no estado de Rondônia. A análise dos dados foi organizada em categorias temáticas conforme relatos das adolescentes. Constatou-se que atrelado à condição de viver em abrigo está a vergonha e o estigma de serem sujeitos com problemas familiares. Através dos discursos foi possível observar histórias de vida peculiares, porém com vivências semelhantes em relação ao abandono, desamparo, privações, violências e rupturas dos vínculos familiares.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Profª. Dra. Melissa Andréa Vieira de Medeiros.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1290
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Keila R. B. Frederichi_Aspectos subjetivos de adolescentes.pdf875,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.