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dc.contributor.authorMonteiro, Anélia de Souza-
dc.date.accessioned2016-11-17T20:21:05Z-
dc.date.available2016-11-17T20:21:05Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationMONTEIRO, A. de S. Função paterna e autoridade: relatos de adolescentes em conflito com a lei. 2013. 103f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1292-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Profª. Dra. Melissa Andréa Vieira de Medeiros.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo compreender, a partir do conceito psicanalítico de função paterna, como adolescentes em conflito com a lei percebem a autoridade. Ao considerar, a partir do aporte teórico de Freud e Lacan e do conceito de autoridade em Hannah Arendt, que a função paterna e a autoridade estariam relacionadas à interdição e à imposição de limites, faz-se importante conhecer o discurso dos adolescentes em relação às figuras de autoridade e às razões que os levam a transgredir a lei. Assim, propõe-se discutir se o advento da modernidade e pós-modernidade, e suas repercussões como as transformações no âmbito da família, o declínio da função paterna e a terceirização da autoridade, teriam relações com a prática de atos infracionais. O estudo foi realizado numa abordagem qualitativa, utilizando-se de entrevistas abertas com três adolescentes que cumprem medida socioeducativa em meio aberto no município de Porto Velho. Os relatos foram analisados mediante o método de análise de conteúdo temática de Bardin (1977/2011), de onde emergiram as seguintes categorias: Família, Infância, Autoridade, Ato Infracional, Justiça, Medida Socioeducativa, Maioridade, Consumo e Privação de Liberdade. O estudo revelou que o envolvimento de adolescentes em atos infracionais vai muito além das justificativas corriqueiramente apresentadas, como dificuldades econômicas e ausência de figuras parentais ou “desestruturação” no âmbito real da família. Os conceitos psicanalíticos apontam para o impasse do sujeito diante da castração e as dificuldades em subjetivar a lei. Sobre o conceito de autoridade, observou-se que a mesma precisa ser legitimada para produzir efeito. A dificuldade de distinção entre autoridade e autoritarismo evidencia a crise da autoridade, inclusive na esfera familiar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2016-11-17T20:21:05Z No. of bitstreams: 1 Anélia S. Monteiro_Função paterna e autoridade.pdf: 1159718 bytes, checksum: 472235da8674a043f1dca52a371d4175 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-17T20:21:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Anélia S. Monteiro_Função paterna e autoridade.pdf: 1159718 bytes, checksum: 472235da8674a043f1dca52a371d4175 (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.subjectFunção paternapt_BR
dc.subjectAutoridadept_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectMedida socioeducativapt_BR
dc.titleFunção paterna e autoridade: relatos de adolescentes em conflito com a leipt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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