Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1301
Título: Uma análise da interação linguísticas entre pais ouvintes e filhos surdos no Município de Ariquemes-RO
Autor(es): Figueiredo, Alzira Mara da Silva
Palavras-chave: Comunicação familia
LIBRAS
Data do documento: 2015
Citação: FIGUEIREDO, Alzira Mara da Silva. Uma análise da interação linguísticas entre pais ouvintes e filhos surdos no Município de Ariquemes-RO. 2015, 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2015.
Resumo: O presente trabalho refere-se a uma pesquisa realizada com famílias com pais ouvintes que possuem um ou mais filhos surdos na cidade de Ariquemes/RO, com o objetivo de identificar como se constroem e se processam as relações familiares entre pais ouvintes e filhos surdos, investigar de que forma acontece a comunicação entre eles, bem como verificar a importância da comunicação Linguística em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. O levantamento de dados foi feito através de uma entrevista com seis mães ouvintes que possuem um ou mais filhos surdos. O instrumento utilizado para essa pesquisa foi um questionário contendo 14 questões, onde através das respostas foi realizada a análise dos dados. Observou-se que há uma grande dificuldade na comunicação entre pais ouvintes e filhos surdos, isso ocorre porque ambos se comunicam em línguas diferentes, dificultando assim a autenticidade e sustentabilidade do diálogo no contexto familiar. Ao final da presente pesquisa concluiu-se que pais ouvintes podem colaborar no desenvolvimento de seus filhos surdos através da aquisição da Língua de Sinais, pois ela é fundamental para o diálogo entre os membros da família e a integração dos mesmos na sociedade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de curso apresentado como exigência parcial para o curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ariquemes, sob orientação da Prof. Esp. Maria Norma Lopes de Souza e Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1301
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FIGUEIREDO, A. M. S.pdfArtigo principal1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.