Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1301
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Figueiredo, Alzira Mara da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-11-18T14:35:01Z | - |
dc.date.available | 2016-11-18T14:35:01Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | FIGUEIREDO, Alzira Mara da Silva. Uma análise da interação linguísticas entre pais ouvintes e filhos surdos no Município de Ariquemes-RO. 2015, 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1301 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de curso apresentado como exigência parcial para o curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ariquemes, sob orientação da Prof. Esp. Maria Norma Lopes de Souza e Silva. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho refere-se a uma pesquisa realizada com famílias com pais ouvintes que possuem um ou mais filhos surdos na cidade de Ariquemes/RO, com o objetivo de identificar como se constroem e se processam as relações familiares entre pais ouvintes e filhos surdos, investigar de que forma acontece a comunicação entre eles, bem como verificar a importância da comunicação Linguística em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. O levantamento de dados foi feito através de uma entrevista com seis mães ouvintes que possuem um ou mais filhos surdos. O instrumento utilizado para essa pesquisa foi um questionário contendo 14 questões, onde através das respostas foi realizada a análise dos dados. Observou-se que há uma grande dificuldade na comunicação entre pais ouvintes e filhos surdos, isso ocorre porque ambos se comunicam em línguas diferentes, dificultando assim a autenticidade e sustentabilidade do diálogo no contexto familiar. Ao final da presente pesquisa concluiu-se que pais ouvintes podem colaborar no desenvolvimento de seus filhos surdos através da aquisição da Língua de Sinais, pois ela é fundamental para o diálogo entre os membros da família e a integração dos mesmos na sociedade. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Erica Costa (erica.costa@unir.br) on 2016-11-08T20:04:41Z No. of bitstreams: 1 FIGUEIREDO, A. M. S.pdf: 1842985 bytes, checksum: 787c43cdf4a474d5abe44c59be3f9acb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Erica Costa (erica.costa@unir.br) on 2016-11-18T14:34:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FIGUEIREDO, A. M. S.pdf: 1842985 bytes, checksum: 787c43cdf4a474d5abe44c59be3f9acb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-11-18T14:35:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FIGUEIREDO, A. M. S.pdf: 1842985 bytes, checksum: 787c43cdf4a474d5abe44c59be3f9acb (MD5) Previous issue date: 2015 | en |
dc.subject | Comunicação familia | pt_BR |
dc.subject | LIBRAS | pt_BR |
dc.title | Uma análise da interação linguísticas entre pais ouvintes e filhos surdos no Município de Ariquemes-RO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FIGUEIREDO, A. M. S.pdf | Artigo principal | 1,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.